Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio participa de reuniões sobre importância da Lei do gás para o desenvolvimento do país pós-pandemia 16 de Julho 16H:58
PODER | Por Max Augusto

Laércio participa de reuniões sobre importância da Lei do gás para o desenvolvimento do país pós-pandemia

O deputado federal Laércio Oliveira tem participado de diversas reuniões online e lives para tratar da importância da Lei do gás para o desenvolvimento do país no pós-pandemia.

Essa semana ele participou de uma live promovida de Federação das Indústrias e Bahia, de uma reunião técnica e amanhã, 17, participará de uma outra reunião com a Frente Parlamentar do Gás. O deputado é relator na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, do projeto que vai abrir o mercado de ga?s e baratear o prec?o do produto para a indústria, para o abastecimento de carros e caminhões e também para o uso diário dos cidadãos nas suas casas.

Baratear o preço do gás para a indústria, significa reaquecê-la. O gás é um insumo muito importante para a indústria de pisos, vidros, minérios entre outros produtos. O parlamentar lembrou ainda que baratear o gás possibilita mais competitividade a agricultura já que o gás é também um importante insumo para a produção de fertilizantes.

“Também vamos desenvolver o Nordeste, especialmente Sergipe, que tem muito gás”, disse Laércio. A Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace) tem um estudo que a abertura do gás pode gerar até 4 milhões de empregos. 

Segundo Laércio, 40% do gás produzido hoje é reinjetado no subsolo, ou seja, ele é devolvido porque o país não tem dutos para conduzir esse gás para a utilização.

“O pré-sal tem muito líquido de gás, que é o gás de cozinha (GLP). O projeto vai permitir que produtores tragam para a terra muito gás natural e também muito gás de cozinha junto. A nossa produção pode dobrar nos próximos dez anos, assim o Brasil vai deixar de ser importador de gás de cozinha e passará a ser exportador. E isso vai fazer com que o gás caia de preço. As pessoas vão poder cozinhar em casa gastando menos”, explicou o deputado.

Outro dado interessante é que o Brasil 27% das famílias ainda cozinham utilizando lenha. Com a diminuição do preço do gás, será possível dar acesso às famílias mais carentes ao produto. “Além do risco de incêndios e queimaduras, tem um impacto ambiental visto que a lenha é tirada das florestas. Temos que fazer uma escolha pelo desenvolvimento, pela preservação do meio ambiente e pelo acesso das pessoas mais carentes a uma melhor qualidade de vida”, defendeu Laércio.
 
Energia mais barata
De acordo com o governo, a proposta vai ajudar na diminuição do preço da energia. A previsão o Ministério das Minas e Energia e? que o Brasil tenha um aumento de gerac?a?o de energia de 35% com investimentos em termelétricas. O ga?s e? um importante insumo para as termelétricas. O governo avalia ainda que o prec?o da energia caia em 40% nos próximos dois anos se o PL for aprovado.

 

Da Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.