Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio Oliveira: “a Reforma Tributária tem que ter o viés pró-emprego” 16 de Fevereiro 17H:39
PODER

Laércio Oliveira: “a Reforma Tributária tem que ter o viés pró-emprego”

Para o senador sergipano, a mudança na legislação é fundamental, mas não deve aumentar o preço da passagem de ônibus, das mensalidades escolares e do plano de saúde.

Em entrevista ao programa Conexão Senado, da Rádio Senado, o senador Laércio Oliveira disse que a reforma tributária que vai ser discutida como prioridade neste semestre pelo Congresso Nacional não pode tratar o setor de serviços como o “patinho feio” da economia brasileira. O chamado setor terciário é o que mais emprega no Brasil, representa cerca de 75% do PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, e abrange atividades como comércio, transporte, saúde, educação e turismo. Laércio defendeu a necessidade de o país simplificar e modernizar a cobrança de impostos para dar mais eficiência ao atual sistema e impulsionar novos investimentos e a geração de empregos. Segundo ele, os textos que tramitam hoje na Câmara e Senado aumentam impostos para os setores que mais empregam e no momento atual o que o Brasil precisa é de novos postos de trabalho.


“Os serviços não podem ser o patinho feio desta reforma. Essa salada de tributos que dificulta tanto a vida dos micro, pequenos e grandes empresários não pode continuar da forma que está. Ninguém abre uma empresa para fechá-la rapidamente, para deixar de honrar seus compromissos. O empreendedor quer crescer, desenvolver a região, abrir filiais, gerar empregos mas a gente precisa oferecer o ambiente propício para que isto aconteça”, alertou.


O senador sergipano destacou que os debates sobre a mudança na legislação têm avançado nos últimos anos, com destaque para as PECs 45 e 110, de 2019, além do projeto de lei 3.887/2020. Mas não descartou a apresentação de novas propostas de mudança na Constituição para impedir que a população seja prejudicada com o aumento dos preços de alguns produtos e, principalmente, de serviços.


“Não podemos transferir para a sociedade mais tributos e aumentar os preços das passagens, das mensalidades escolares e dos planos de saúde, por exemplo. A única coisa que a gente não pode permitir é que alguém pague mais em detrimento de outros. Nas análises que fiz dos projetos anteriores, quando era deputado federal, vi que as propostas transferiam a conta para o setor de serviços, e isso eu não posso aceitar”, concluiu Laércio.


Na defesa de uma reforma tributária pró-emprego, Laércio explicou que é possível e estratégico construir soluções que propiciem fortes ganhos para todas as atividades econômicas, como a indústria e comércio.


“Temos tempo suficiente e boa vontade para aprovar uma reforma mais equilibrada, com uma carga tributária compatível ao nosso país e que ofereça bem–estar à sociedade”, afirmou o senador ao cobrar o equilíbrio nas contas públicas do governo federal, estados e municípios.

“O dever de casa deve ser feito a partir do agente arrecadador. Esta sanha desenfreada de aumentar tributos cria uma bolsa de inadimplência, provoca o fechamento de muitos negócios, o endividamento de muitas empresas e desemprego. Assim, o país tem uma tributação alta mas muita gente não consegue pagar. Não seria melhor se tivesse um imposto justo e todo mundo pagasse? A arrecadação melhoraria consideravelmente”, concluiu Laércio.

Ouça a entrevista em https://www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado/2023/02/13/laercio-oliveira-analisa-propostas-de-reforma-tributaria-que-estao-no-congresso

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.