Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio apresenta projeto para incentivar escoamento e consumo de gás 8 de Março 19H:42
PODER

Laércio apresenta projeto para incentivar escoamento e consumo de gás

Proposta busca desenvolver o mercado de gás natural e atrair indústrias e renda para Sergipe

 

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) apresentou nesta quarta-feira (08) o projeto que cria o Programa de Incentivo ao Escoamento e Comercialização de Gás Natural (PROESCOAR). O objetivo do projeto é aumentar a produção de gás nacional, o seu escoamento e o consumo de gás no país. O senador sergipano explicou que apesar do grande potencial de exploração, o Brasil deixa de aproveitar a disponibilidade deste recurso natural por falta de infraestrutura necessária à comercialização.
“Como não temos gasodutos para escoar a produção, metade do produto extraído das jazidas é reinjetado nos poços de petróleo. Por isso, acreditamos que o aproveitamento do gás natural produzido no Brasil deve ser uma prioridade no país”, defendeu Laércio.
Dentre outros pontos, o PROESCOAR prevê benefícios e reduz impostos para investimentos no setor. Também busca ampliar o mercado consumidor de gás natural, com a utilização do combustível na indústria de fertilizantes, para a produção de amônia e ureia, ou nas fábricas que requerem uso intensivo de energia, como as de cerâmica, plástico e vidro.
Outro foco é o setor de transportes, o mais poluente no Brasil e que consome majoritariamente combustíveis fosseis. Para isso, a proposta zera impostos na importação ou fabricação de caminhões, ônibus, tratores e escavadeiras movidas a Gás Natural Liquefeito ou Gás Natural Veicular.
Com uma preocupação ambiental, o PL proíbe o uso de carvão mineral para geração de energia e de coque verde de petróleo para geração de calor. Esses combustíveis deverão ser substituídos, em 10 anos, por gás natural ou outro combustível com menor emissão de CO2.
“O gás natural é um insumo básico da indústria e sua exploração contribui certamente para o crescimento econômico. Ao mesmo tempo, é um combustível central no processo de transição energética, tendo em vista sua capacidade de substituir fontes de energia mais poluentes e acelerar a redução das emissões de carbono’.

Polo nacional em Sergipe


O senador Laércio Oliveira destacou a importância estratégica da produção de petróleo e gás em Sergipe, estado que tem o maior número de poços terrestres de exploração do Brasil.
“Os investimentos no setor transformação Sergipe em um polo nacional, atraindo indústrias e trazendo desenvolvimento e novas oportunidades de negócio”, disse Laércio.
O senador Sergipano reafirmou que o estado vive um momento de muita expectativa em relação ao futuro, já que a partir de 2027 terá uma enorme produção de gás natural, com a chegada de 18 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, a ser escoado do mar, num gasoduto com cerca de 100 km de extensão nas águas e mais 25 km em terra.
“Com isso, Sergipe será responsável por 20% da produção nacional de gás, o que atrairá novas indústrias e se promoverá desenvolvimento, geração de empregos e renda para a população. Eu tenho dito que a segunda redenção de Sergipe vai acontecer daqui a alguns anos porque a nossa conquista de reservas de gás de alta qualidade e a proximidade da costa promovem uma excelente condição para que o nosso Estado deslanche mais uma vez”, resumiu Laércio em plenário.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.