Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio apresenta emenda à Reforma Tributária para que Micro e pequenas empresas não sejam prejudicadas 16 de Outubro 19H:22
PODER | Por Max Augusto

Laércio apresenta emenda à Reforma Tributária para que Micro e pequenas empresas não sejam prejudicadas

Os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País representam 27% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos.

Tramita na Câmara dos Deputados a PEC 45/19 que tem o objetivo de unificar vários impostos, para simplificar o sistema tributário - mas existe uma preocupação com as micro e pequenas empresas, que podem sofrer perda de competitividade.

Por esse motivo, o deputado federal Laércio Oliveira apresentou uma emenda para que as empresas do Simples Nacional gerem créditos tributários nas operações com empresas que não estiverem no mesmo regime, para atender o artigo 179 da Constituição que determina tratamento diferenciando para micro e pequenas empresas.

A emenda foi destacada pela coluna Painel da Folha de São Paulo nesta terça, 15.

O texto foi baseado nos estudos do Sescon-SP (Sindicato de Empresas de Contabilidade de São Paulo) que demonstram que além dos créditos, as micro e pequenas empresas sofrerão uma perda de competividade porque terão que absorver o IVA/IBS nas compras para revenda ao consumidor final. Os defensores PEC 45 afirmam que o Sistema Simples é opcional e, portanto, as empresas não precisam ficar neste regime.

“Todos sabemos que as grandes empresas já possuem uma maior eficiência na formação do seu preço final com a sua capacidade de compras em escala, investimento em marketing, tecnologia, entre outros. Por isso, os constituintes de 88 garantiram tratamento diferenciado para elas”, afirmou o presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima Jr.

Existe ainda o fator das estatísticas econômicas do IBGE que demonstram que são as micro e pequenas empresas que mais geram empregos e com um crescimento de PIB maior que a média nacional. “Acredito que qualquer proposta que tramita na Câmara dos Deputados que prejudique as microempresas não avançam porque se trata de uma política social e de geração de empregos”, afirmou o deputado Laércio.

“O empreendedorismo vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos e é fundamental que cresça não apenas a quantidade de microempresas, mas a participação delas na economia. Os principais motivos para o bom desempenho dos pequenos negócios na economia brasileira são a melhoria do ambiente de negócios (em especial após a criação do Supersimples que reduziu os impostos e unificou oito tributos em um único boleto), o aumento da escolaridade da população e a ampliação do mercado consumidor, com o crescimento da classe média. Não faz sentido que PEC que faça o caminho contrário prejudicando as microempresas. Por isso, apresentei a emenda”, afirmou Laércio.

De acordo com IBGE, chegou a 60% a porcentagem de contratados por pequenos negócios com relação às médias e grandes empresas. “Antes as pessoas abriam um negócio próprio quando não encontravam emprego. Hoje, de sete a cada 10 pessoas iniciam um empreendimento por identificar uma demanda no mercado, o que gera empresas mais planejadas e com melhores chances de crescer. Não precisamos fazer grandes cálculos para verificar que os pequenos negócios distribuem melhor a renda gerada para sociedade”, afirmou Laércio.

 

 

Da Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.