Poder e Cotidiano em Sergipe
Kitty Lima vai ao TCE pedir auditoria na maternidade de Capela 12 de Novembro 10H:06
PODER

Kitty Lima vai ao TCE pedir auditoria na maternidade de Capela

Em mais um desdobramento da luta contra o fechamento da Maternidade Dra. Leonor Barreto Franco, em Capela, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) esteve reunida com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Carlos Pinna, e com o presidente da corte, Ulices Andrade, na manhã de ontem (11), para pedir a realização de uma auditoria na unidade de saúde, ameaçada de fechamento pelo Governo do Estado.

Acompanhada da comissão composta por representantes da gestão municipal de Capela, de funcionários da maternidade e vereadores das cidades de Capela e Nossa Senhora das Dores, Kitty expôs a problemática aos membros do TCE envolvendo o possível fechamento da unidade de saúde que atende gestantes e recém-nascidos do Vale do Cotinguiba e região, e os prejuízos que a medida poderá trazer à população.

“A gente precisa antes de tudo somar forças e é justamente isso que estamos fazendo aqui, não só com os capelenses, mas também com outros nove municípios que estão nessa mesma luta contra o fechamento da maternidade. Meu papel aqui é ajudá-los no diálogo com todos os personagens que possam de alguma forma nos auxiliar e ajudar a barrar um eventual fechamento da maternidade de Capela como quer o Governo do Estado. Já sabemos que agora a decisão só depende do governador Belivaldo Chagas, e por isso estamos fazendo a nossa parte e pedindo para que o TCE realize uma auditoria na maternidade para ver essa questão dos contratos para que tudo seja esclarecido”, disse Kitty.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maternidade de Capela possui elevados gastos mensais com a manutenção da unidade, se comparada à baixa quantidade de procedimentos que são realizados, fato que justificaria o fechamento definitivo do local.

“Queremos acabar, de uma vez por todas, com essa história de que em Capela se realiza o parto mais caro do estado, como colocada pelo Governo do Estado, porque pela forma como eles conduzem essa conta não bate. Queremos assegurar que as sergipanas tenham o direito de ter a maternidade como opção para ter seus filhos de forma segura, porque sabemos que muitas vidas foram salvas ali e queremos que essa realidade continue assim”, pontuou a parlamentar.

Ao fim da reunião, Kitty garantiu que a comissão saiu mais fortalecida com o apoio da corte de contas, mas certos que a luta ainda não acabou.

“O fechamento da maternidade de Capela está suspenso momentaneamente, e a gente não quer viver nessa incerteza para sempre. Queremos que ela continue em pleno funcionamento e dando toda a assistência necessária às gestantes e recém-nascidos daquela região”, afirmou Kitty.

 

Da Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.