Poder e Cotidiano em Sergipe
João Daniel requer do ministro de Minas e Energia informações sobre hibernação da Fafen 7 de Fevereiro 17H:43
PODER | Por Max Augusto

João Daniel requer do ministro de Minas e Energia informações sobre hibernação da Fafen

Através de requerimento, o deputado federal João Daniel (PT/SE) solicitou do ministro de Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima Leite, informações sobre a hibernação das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), unidade da Petrobras no município de Laranjeiras.

O processo foi iniciado na semana passada. O requerimento nº 21/2019, foi protocolado na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, dia 7.

De acordo com o deputado, em março do ano passado, a direção da estatal anunciou a decisão de encerrar as atividades operacionais da Fafen em Sergipe, sob a alegação de possíveis prejuízos financeiros que vinha apresentando, mas sem divulgar maiores detalhes das razões para esta iniciativa.

O anúncio de tal medida provocou uma série de protestos de trabalhadores, movimentos sociais e da sociedade, que levou a Petrobras a adiar a decisão e, posteriormente, optar pela hibernação da produção.

“Na qualidade de representante do Estado de Sergipe e preocupado com as consequências, precisamos analisar a questão, que é de grande relevância para a economia de nosso Estado e do país”, ressaltou João Daniel.

No requerimento, o parlamentar solicita que o ministro de Minas e Energia informe formalmente se a Petrobras realizou pesquisas ou estudos que comprovam, em definitivo, a inviabilidade técnica e/ou econômica da Fafen/Laranjeiras, justificando o encerramento, temporário ou definitivo, de suas atividades.

Também pede que, caso tenha sido feito esse levantamento, que seja apresentado para análise. João Daniel quer saber também quem foi a empresa responsável por tais estudos e qual a conclusão desses levantamentos.

Caso essa pesquisa não tenha sido realizada, o deputado quer saber em que se baseou a administração da companhia para anunciar, em uma primeira etapa, o encerramento das atividades da Fafen e, em um segundo momento, diante da péssima repercussão da medida, a hibernação da fábrica.

Entre os pontos que o parlamentar sergipano solicita no requerimento ao ministro de Minas e Energia está também informações sobre se e quanto o Brasil importa de produtos semelhantes aos fabricados pela Fafen, quanto empregos, diretos e indiretos, ela gera e qual será o destino dos empregados que trabalham na unidade no caso de enceramento das atividades da mesma.

Além disso, João Daniel quer saber ainda que medidas poderiam ser adotadas pela Petrobras e pelas autoridades governamentais para garantir a continuidade operacional da Fafen em Sergipe.

“A Fafen é uma empresa estratégica, de suma importância para a economia e para a produção de alimentos e em Sergipe e no Brasil, e não podemos aceitar que seja fechada ou privatizada. Este processo de hibernação é extremamente preocupante e vamos lutar para que a fábrica não seja vendida ou fechada”, disse o deputado João Daniel.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.