Poder e Cotidiano em Sergipe
Jackson Barreto garante implantação de usina termoelétrica em Sergipe 4 de Maio 20H:13

Jackson Barreto garante implantação de usina termoelétrica em Sergipe

 Determinação. Foi com essa motivação que o governador Jackson Barreto reuniu-se na manhã da última quarta-feira, 29, em Brasília no Ministério das Minas e Energia em busca de eliminar entraves burocráticos que ameaçavam a não participação dos projetos de Sergipe no leilão A-5 para a venda de energia que viabiliza a instalação de usinas termoelétricas em nosso estado.
 
Deu certo. O leilão que ocorreu na quinta-feira, 30, aconteceu com a participação do consórcio formado para implantar a primeira, e maior de todas, de três usinas de Sergipe. As outras duas, de menor porte, serão alvo de um novo leilão que acontecerá no segundo semestre.
 
A Usina Porto de Sergipe I vai produzir 1,5 megawatts (MW), metade da produção da Usina Hidrelétrica de Xingó e vai empregar mil técnicos e operários na fase de construção. O investimento é de R$ 3,3 bilhões e o prazo para que ela comece a produzir energia é em 2020.

 
“Sergipe corria o risco de ficar de fora do leilão por uma firula burocrática. Não podíamos permitir. Temos compromisso com o futuro de Sergipe. Esse investimento chega de cara gerando mil empregos imediatos. Ele vai injetar milhões em recursos na nossa economia e trazer mais uma matriz de energia para Sergipe, gerando um importante ciclo virtuoso que vai possibilitar a atração de empresas satélites e a perspectiva real de haver um grande investimento na produção do gás natural em nosso estado para alimentar as usinas e toda uma cadeia industrial. São muitas coisas boas. Fico muito feliz em ter contribuído com o sucesso deste processo” disse o governador Jackson Barreto.
 
Em entrevista após o resultado do leilão, o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite, disse que o Brasil está vivendo um esgotamento do potencial hidrelétrico. A segurança energética do país vai depender cada vez mais da implantação de outras fontes de energia como a termoelétrica.
 
Jackson Barreto lembrou que Sergipe, apesar de ser o menor estado da Federação em termos territoriais, é um estado que possui uma das maiores quantidades de matrizes energéticas do país.
 
“Aqui temos energia hidroelétrica, petróleo, gás, etanol, biomassa, energia eólica e agora a termoelétrica. Aliado aos investimentos em infraestrutura que foram e estão sendo feitos pelo Governo do Estado e o nosso programa de incentivos ao desenvolvimento industrial poderemos estar iniciando um novo ciclo de industrialização de Sergipe nunca antes visto. Estamos preparados e é bom para os investidores saberem que energia não vai faltar”, disse o governador.
 
Na reunião da última quarta-feira no Ministério, em Brasília, o governador ouviu dos técnicos que com a implantação das usinas termoelétricas abre-se a perspectiva de altos investimentos na prospecção, produção e distribuição de gás natural para abastecer as usinas e o mercado de um modo geral. “Sergipe irá se tornar o maior produtor de gás natural do Brasil nos próximos quatro anos” disse na reunião com o governador Jackson Barreto, o secretário de Petróleo, Gás e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida.
 
No segundo semestre haverá mais um leilão A-5, e mais duas usinas termoelétricas poderão ser instaladas em Sergipe. “O Ministério das Minas e Energia sabe que o país precisa desta energia para ser entregue até 2020. É uma prioridade” garantiu Marco Antônio Martins.
 
Na reunião no Ministério de Minas e Energia o governador Jackson Barreto discutiu ainda dois temas caros para Sergipe. Ele cobrou que o Ministério interceda junto a Vale para que ela cumpra a promessa de colocar o projeto Carnalita em avaliação no seu conselho de administração e a continuidade dos investimentos da Petrobrás em Sergipe.
 
“Termoelétricas, Carnalita e investimentos da Petrobrás. Não vou descansar até termos isso tudo garantido e os investimentos sendo colocados em prática. Disso depende o futuro do nosso estado e não dá para tergiversar quando estão em jogo assuntos tão sérios. Sergipe terá um governador atento, atuante e cobrador. Não darei trégua”, disse Jackson Barreto.

Fonte: agencia.se.gov.br

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.