Poder e Cotidiano em Sergipe
Jabotiana: Deso informa que lagoa é artificial e só terá 25% da sua área aterrada 12 de Março 16H:41
PODER | Por Max Augusto

Jabotiana: Deso informa que lagoa é artificial e só terá 25% da sua área aterrada

A obra do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Jabotiana, na zona Oeste de Aracaju, vai beneficiar mais de 120 mil moradores da capital com a construção de uma estação de tratamento de esgoto e a instalação da tubulação que levará o esgoto doméstico para ser tratado.

De acordo com a Deso, a obra levará mais qualidade de vida para a população da região, que contempla os conjuntos JK, Sol Nascente, Santa Lúcia, os anexos da região do Aloque e também, parte da população que mora as margens da Avenida Tancredo Neves, mais precisamente da Faculdade Pio X, até as imediações do Detran, com a despoluição do Rio Poxim, um dos principais rios que cruzam a cidade de Aracaju.

De acordo com o diretor interino de Meio Ambiente e Expansão da Deso, Gabriel Almeida de Campos, todo o esgoto das populações que residem nessas localidades, será coletado e devidamente tratado.

"É uma obra de vital importância. Atualmente, o que acontece, é que essas comunidades possuem em suas residências um tratamento primário. O que vai acontecer agora com a obra, é que vamos canalizar todo esse efluente e levar para ser devidamente tratado, dentro de todos os parâmetros exigidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, para que seja retornado ao Rio Poxim com a carga atenuada", explicou.

Os serviços estão sendo executados em duas etapas: a construção da estação de esgoto, que fica próxima à Lagoa Doce, e a instalação da tubulação, que levará o esgoto doméstico para ser devidamente tratado. Segundo o Diretor, o local onde a obra estará sendo executada, reúne as melhores condições para um empreendimento desse porte.

"É importante ressaltar que essa lagoa é artificial e apenas 25% de todo o seu volume será aterrado, não causando nenhum prejuízo ao bioma local. Essa estação está sendo executada nesse local, por reunir condições topográficas favoráveis para um empreendimento desse tipo. Ele estará próximo a margem do rio, e também está em um local mais baixo, que facilita o deslocamento do efluente até o ponto de tratamento para ser dada a destinação final”, explica o diretor.

Com prazo de conclusão de 540 dias e investimento de mais de R$ 100 milhões, o Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Jabotiana obedece a todas as exigências da legislação ambiental. Inclusive, conforme informações do diretor, o projeto minimizará os impactos causados pela poluição dos dejetos domésticos -- fator comumente causado pelo atual sistema existente na região.

Além disso, ainda segundo Gabriel Almeida, a obra está devidamente regularizada do ponto de vista ambiental para a execução. Sobretudo no que tange à ligação da lagoa com o rio.

“Vamos apresentar à comunidade o projeto de canalização subterrânea que fará a ligação da lagoa com o rio. Isso será fator primordial no escoamento de água”, acrescenta.

Sobre as exigências no tocante as normativas ambientais, Almeida ressalta que todas as documentações necessárias foram tomadas.

"Obtivemos o licenciamento ambiental, através da licença de instalação número 98/2018 da Administração Estadual do Meio Ambiente - ADEMA. Além da licença de instalação, outras condicionantes secundárias como a autorização para a supressão de vegetação, que posteriormente foram expedidas pelo órgão ambiental ADEMA. A obra está devidamente regularizada do ponto de vista ambiental para a execução", frisou.

Fator reiterado pelo diretor-presidente da Adema. “Temos feito o acompanhamento diário do órgão ambiental durante os serviços e todo o procedimento de licença foi expedido dentro dos mais altos padrões no que se refere à legislação ambiental e florestal, uma vez que uma cadeia de profissionais como engenheiros químicos, engenheiros ambientais e biólogos deram sustentação e fundamentação para a expedição do documento”, assegura.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.