Poder e Cotidiano em Sergipe
Iran Barbosa afirma que projetos retiram direitos do Magistério 27 de Novembro 12H:03
PODER

Iran Barbosa afirma que projetos retiram direitos do Magistério

A manhã de ontem (26) foi de muita movimentação na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), diante da chegada de vários projetos do Poder Executivo que mexem com a vida dos servidores e, em especial, com os profissionais do Magistério.

Logo cedo, tanto a Praça Fausto Cardoso quanto as galerias da Casa recebiam um grande número de educadores, estudantes e representantes de outras categorias do serviço público estadual que foram recepcionados pelo deputado estadual Iran Barbosa, do PT, em luta contra os projetos encaminhados pelo governo estadual.

Os professores da Rede Estadual de Ensino, em greve por tempo indeterminado desde ontem (26), ocupavam a maior parte das galerias, diante da expectativa de votação dos Projetos de Lei Complementar (PLC) 16/2019 e 17/2019, ambos de autoria do Poder Executivo, que alteram artigos importantes do Estatuto e do Plano de Carreira da categoria, mexendo em direitos históricos como o triênio, a redução de carga horária por tempo de serviço e a incorporação de gratificações para a aposentadoria.

Em pronunciamento, na tribuna da Alese, o deputado e professor Iran Barbosa afirmou que a greve deflagrada pelo magistério deve-se, mais do que aos conteúdos dos PLCs 16 e 17, a uma postura insistente do Governo do Estado, de desrespeitar e agredir o magistério sergipano com medidas que atingem também toda a sociedade, em especial, os filhos e filhas dos trabalhadores que utilizam as escolas públicas da rede estadual.

“O governo agora ensaia revogar, de forma atravessada, direitos conquistados pelo Magistério sergipano, alguns, desde a década de 70, onde Sergipe sempre foi símbolo e abriu caminho para que outros estados acompanhassem. E é bom lembrar que o atual governador, em tratativas com o SINTESE, assegurou que não encaminharia a esta Casa qualquer projeto que versasse de educação, sem um diálogo prévio com o sindicato. E ainda disse, no início do seu governo, que Educação seria tratado como prioridade. E o que ele está fazendo é exatamente o contrário do que disse e prometeu”, lamentou Iran, apontado que este ano os professores não tiveram assegurada a revisão do valor do Piso Salarial do Magistério, não tiverem melhorias de condições de trabalho, e o acesso ao 13º salário se dará, mais uma vez, na forma de empréstimo.

 

Da Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.