Poder e Cotidiano em Sergipe
Hemose precisa de voluntários para doação de sangue Rh negativo 5 de Fevereiro 8H:43
SERVIÇO

Hemose precisa de voluntários para doação de sangue Rh negativo

A atitude do doador chama atenção para que os cidadãos com sangues do tipo O, B e Ab, Rh negativo, possam contribuir com o serviço

“Para mim a doação de sangue é um compromisso. Faço minha programação para vir ajudar a cada três meses”, declarou Nilson Manoel da Silva, doador do sangue A negativo, na sala de Coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A atitude do doador chama atenção para que os cidadãos com sangues do tipo O, B e Ab, Rh negativo, possam contribuir com o serviço.

"Nas duas últimas semanas, o número de doações de sangue fator negativo está abaixo do normal. O serviço social está conversando com os doadores para demonstrar a necessidade da colaboração mais efetiva dos cidadãos portadores desses tipos de sangues", explicou a gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro, Rozeli Dantas.

Ela contou que para ajudar a reforçar o estoque, a equipe de captação também trabalha em parceria com grupos fidelizados para buscar os doadores Rh negativo. “Contamos diariamente com a solidariedade de homens e mulheres que são doadores regulares para bastecer os estoques. Dessa forma buscamos ampliar as ações para atingir com mais ênfase o público que ainda não é doador”, ressaltou a assistente social.

Rozeli lembrou, ainda, que as doações de sangue atendem à rotina de tratamento dos pacientes com diagnóstico de diversas enfermidades como leucemias e anemias agudas. “No setor os profissionais visualizam os estoques de sangues no laboratório de produção e dispensação, em seguida verificamos os grupos que precisam ser ampliados para composição do estoque de segurança”, conclui.

Serviço

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

Da Agência Sergipe de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.