Poder e Cotidiano em Sergipe
Hemose intensifica ações para ampliar doações para o Carnaval 25 de Janeiro 19H:34

Hemose intensifica ações para ampliar doações para o Carnaval

A partir de hoje, 25, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) intensifica as ações destinadas à captação de doadores de sangue para o Carnaval. A medida visa ampliar o estoque estratégico de sangue e hemocomponentes para atender a demanda transfusional da rede hospitalar durante a festa de Momo.

 
Com a realização das ações que consistem na convocação de doadores, agendamento de doação e campanhas com grupos parceiros fidelizados e novos, a unidade espera ampliar de 70 para 90 o número de doações dia.


Neste momento, são necessárias doações de todos os tipos sanguíneos, em especial os tipos A e O positivo, além do O negativo, que é doador universal.
 


De acordo com a gerente de Captação do Hemose, a assistente social Rozeli Dantas, a iniciativa denominada “Doe sangue e colabore para um Carnaval solidário”, tem como objetivo sensibilizar a população para conhecer o serviço e contribuir para o aumento das doações na unidade.

 

"O nosso estoque continua razoável. Porém, nos dias que antecedem o Carnaval, as doações diminuem e as solicitações dos hospitais permanecem”, disse.
 

Rozeli ressaltou ainda que a campanha busca estabilizar o estoque de sangue da unidade. “É importante lembrar que o Hemose atende as demandas dos serviços de emergências, maternidades, cirurgias eletivas e pacientes que por conta dos seus tratamentos fazem uso do sangue. A equipe do Hemocentro trabalha com a possibilidade do aumento de acidentes de trânsito e de feridos por arma branca e de fogo, que necessite de transfusão. Aumentar o estoque é uma ação preventiva para os casos de urgência”, avisou.

 
Visando à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue, o serviço cumpre critérios que permitem ou impedem a doação. Essas normas técnicas são orientadas pelo Ministério da Saúde (MS).
 

Por conta das mudanças climáticas no Estado, os voluntários precisam estar atentos para alguns impedimentos temporários para doação, dentre os mais comuns: febre, gripe ou resfriado é necessário aguardar até oito dias; gravidez - parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias; amamentação deve aguardar doze meses e extração dentária 72 horas.

 
Doação

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal.

 
O Termo de Consentimento está disponível no site do Hemose (www.hemose.se.gov.br).
 

A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.


Fonte: Hemose

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.