Poder e Cotidiano em Sergipe
Hemose convida doadores para repor estoques de sangues 6 de Março 10H:12
SERVIÇO

Hemose convida doadores para repor estoques de sangues

A medida de segurança visa restaurar os estoques de sangue e hemocomponentes para atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convida a população para colaborar com a doação dos sangues, O, A, B e Ab, Positivo e Negativo. A medida de segurança visa restaurar os estoques de sangue e hemocomponentes para atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar.

A gerente de Captação, assistente social Rozeli Dantas, explicou que após feriados prolongados há uma redução nas doações de sangue. “Os estoques precisam ser normalizados, por isso, estamos pedindo o apoio da população e dos voluntários fidelizados ao serviço para que venham até o Hemocentro renovar sua doação”, justificou ao citar a necessidade dos sangues Rh negativo. “O sangue O negativo é doador universal, ou seja, ele substitui qualquer tipo de sangue seja positivo ou negativo”, alertou a gestora.

No atual momento, a equipe trabalha em contato direto com o doador cadastrado ao hemocentro, através de mensagens e ligações telefônicas. “Estamos buscando doadores fator Rh negativo, e a reposição dos estoques de plaquetas pelo método de Aférese. O procedimento utiliza um equipamento que é conectado ao doador através de punção da veia e coleta apenas as plaquetas. Os demais componentes do sangue retornam ao organismo”, detalhou Dantas.

Para restabelecer os estoques, o Hemose trabalha intensificando os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, cadastro de medula óssea, palestras e visitas técnicas. Nessas ocasiões, os profissionais trabalham para promoção da conscientização sobre a importância da doação de sangue, esclarecem mitos e explicam como ocorre os processos de doação e processamento do sangue e seus componentes, plaquetas, hemácias e plasma.

Intervalos

É importante ressaltar que em conformidade com as legislações vigentes do Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que normatizam o serviço de coleta, processamento e dispensação de sangue, o homem pode doar sangue num intervalo de dois a três meses e a mulher a cada três ou quatro meses. Mais informações sobre os serviços através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

Da Agência Sergipe de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.