Poder e Cotidiano em Sergipe
Grupo de monitores dos espaços turísticos de São Cristóvão é ampliado com oportunidades para jovens aprendizes 10 de Novembro 23H:29
COTIDIANO

Grupo de monitores dos espaços turísticos de São Cristóvão é ampliado com oportunidades para jovens aprendizes

Os museus, igrejas históricas e espaços culturais de São Cristóvão contam com um time de monitores que acompanham e guiam a visitação de turistas nos locais, tornando sua passagem mais proveitosa e rica em conhecimento.

Esse grupo de monitores foi renovado recentemente pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), em parceria com o Senac e o Ministério Público do Trabalho, por uma nova equipe de jovens aprendizes que, além de potencializar a experiência nos espaços, têm a oportunidade de agregar prática profissional e garantir uma fonte de renda.

Esses jovens são capacitados pelo Senac, que abrange informações desde primeiros socorros até administração e atendimento ao turista, resultando em uma formação completa. Enquanto isso, o Ministério Público do Trabalho atua na negociação com as empresas para que estas cumpram a cota de jovem aprendiz com jovens do município.

Segundo Kaio Rocha, coordenador de turismo da Fumctur, esta é a segunda turma a ingressar no programa. A primeira tinha um grupo de 24 alunos em atividade, já a segunda passou a contar com dois grupos de 24 alunos, um que opera no período da manhã e outro à tarde. “Essa ampliação, que dobrou o número de monitores, foi possível graças ao trabalho bem-sucedido da primeira fase do projeto, o que levou o Ministério Público e as empresas a oferecerem mais vagas”, definiu o coordenador.

Os participantes do programa são jovens do município, cursando o ensino médio ou superior, com idades entre 14 e 24 anos, conforme as regras para contratação de Jovem Aprendiz. Seu tempo de atuação no município será de um ano e quatro meses, quando uma nova turma será selecionada.

Um dos novos monitores é Ângelo Márcio, de 18 anos, que agora guia e monitora as visitas à Igreja São Francisco. Ele buscou o programa por entender que oferecia novas oportunidades, e, ao iniciar o trabalho, achou maravilhoso e afirmou estar gostando bastante.

“Uma das coisas que mais me atraiu é o fato de eu amar história. Quanto mais aprendo, mais quero focar em aprender ainda mais, porque acredito que, mesmo quando pensamos que já sabemos tudo, sempre há algo novo para descobrir. Muitas vezes, procuramos informações específicas e acabamos descobrindo muito mais do que esperávamos. Acredito que essa é a essência do aprendizado aqui: aprofundar o conhecimento sobre São Cristóvão e seus espaços históricos”, destacou o monitor.

Katielle dos Santos, de 16 anos, está como monitora na Casa das Culturas Populares, e, para ela, uma das coisas mais importantes do seu trabalho é ouvir e acolher bem as pessoas. “Este lugar é maravilhoso, e todas as pessoas que trabalham aqui são incríveis. Depois de começar a trabalhar aqui, aprendi muito, especialmente sobre a história local. Algo que chamou muito a minha atenção foi a história do boi do Reisado e de como ela é cheia de detalhes e significado. É uma história linda, que me fez querer saber cada vez mais”, pontuou a jovem.

A presença dos monitores também impacta a memória e a vivência dos turistas. Ligya Guimarães, vinda de Parapuã, no interior de São Paulo, conheceu a Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória e enfatizou que o contato com os monitores foi extremamente importante, pois eles mostram e indicam os lugares, enriquecendo a experiência dos visitantes.

“Recentemente, visitei outras duas igrejas aqui. Nessas visitas, tive a oportunidade de ser guiada pelos monitores, e foi uma experiência muito boa. Muitas vezes, quando chegamos a um lugar, não conhecemos a história local. Embora eu tenha feito uma pesquisa superficial antes, os detalhes que eles compartilham, como a história das mobílias, tornam a visita muito mais completa e interessante. Achei essa iniciativa muito importante”, realçou a turista.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Foto: Prefeitura de São Cristóvão

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.