Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo se mobiliza para evitar o hibernação de Piranema 10 de Julho 17H:41
PODER | Por Max Augusto

Governo se mobiliza para evitar o hibernação de Piranema

Estado sugere que a ANP coloque o campo em oferta permanente para que outra empresa possa assumir a operação

Atento às perspectivas econômicas para o Estado no setor de Petróleo e Gás, o Governo de Sergipe vem mantendo o diálogo com diversas instituições a fim de garantir a continuidade das operações de exploração nos campos de Piranema e Piranema Sul. Localizados no litoral sergipano, os campos são reconhecidos como uma importante área de produção de óleo e com grande potencial de gás proveniente da reinjeção realizada ao longo da extração do petróleo.

Estando engajado nas discussões sobre a continuação das atividades de Piranema desde o ano passado, o Governo acirrou o debate em face do recente anúncio de que a Petrobras está na iminência de adotar o processo de hibernação dos campos.

Entendendo a relevância de suas operações para Sergipe e região, o Governo defendeu a oferta dos campos a possíveis substitutos, com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) conduzindo os diálogos. Nesse sentido, foram acionadas as representações na ANP, da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia (MME) no intuito de alinhar interesses e construir estratégias.

“É imprescindível que, antes da desativação final dos campos, sejam envidados esforços da petroleira na identificação de um novo agente substituto para a exploração, mesmo tendo ciência de que já houve oferta pela empresa, sem sucesso. Outras tentativas e possibilidades devem ser estudadas, como a colocação dos citados campos em oferta permanente da ANP, antes que sejam efetivadas a retirada das instalações e o tamponamento dos poços”, pontuou o governador Belivaldo Chagas por meio de ofício.

Ainda segundo o documento enviado à Petrobras, Ministério de Minas e Energia e ANP, o interesse do Governo na continuidade das operações de Piranema é veemente, independentemente da titularidade do agente explorador. O tema, inclusive, foi matéria de comunicações diversas da Sedetec com a ANP e a Petrobras em 2019.

A Petrobras afirmou seu intuito de proceder a desmobilização da unidade flutuante de armazenamento e transferência (FPSO) contratada com a Teekay Offshore, com posterior descomissionamento e devolução da concessão para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Instalada na Bacia Sergipe-Alagoas, a plataforma foi inaugurada em 2007 e tem capacidade de produção de até 30 mil barris por dia de óleo e estocagem de 300 mil barris.

 

Da Secom/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.