Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo reúne gabinete para monitoramento de barragens e chuvas 11 de Julho 15H:56
COTIDIANO | Por Max Augusto

Governo reúne gabinete para monitoramento de barragens e chuvas

O Governo de Sergipe reuniu nesta quinta-feira(11), um gabinete de situação para monitoramento de barragens e chuvas.

A reunião ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade(Sedurbs), a fim de tratar da situação das barragens no estado. Já choveu nos dez primeiros dias do mês de julho, 307 milímetros, ultrapassando a média histórica para a Grande Aracaju em todo o mês, que é de 215 mm.

Desde que foi dado o alerta de alto índice precipitação, o Estado tem monitorado a situação e mantém prontidão para atender as emergências.

De acordo o secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto, o governo do Estado monitora a situação de todas as oito barragens e não há riscos.

Porém, cinco já verteram água e a população que mora nas proximidades dessas áreas deve ficar atenta.

“Todos os órgãos do governo estão empenhados neste trabalho de monitoramento das barragens e atendimento da população. Só em dez dias deste mês choveu 92mm a mais do que a média histórica para os 30 dias de julho. É importante ressaltar que no tocante a segurança da estrutura das barragens, todas estão dentro da normalidade, sem riscos”, explica o secretário.

A Companhia de Saneamento de Sergipe, Deso, esclarece que a Barragem do Poxim Açu não está vertendo água e vem cumprindo seu papel de retenção e minimização de impacto de cheias.

Segundo o diretor-presidente da Companhia, Carlos Melo, a barragem armazenou todo o acúmulo de chuvas até o momento.

“As chuvas dos últimos dias surpreenderam a todos pelo alto índice e a barragem já atingiu 95,2% da sua capacidade de volume útil, sendo que a qualquer momento ela pode verter água. A Deso está com uma equipe de monitoramento constante na barragem do Rio Poxim Açu para avaliar o aumento do volume de água”, explica.

O diretor-presidente disse ainda ser importante esclarecer que a inundação que ocorre em Aracaju, no bairro Jabotiana ( Largo da Aparecida, conjuntos Santa Lúcia, JK e Sol Nascente), em Nossa Senhora do Socorro (Parque dos Faróis) e no município de São Cristóvão (Jardim Universitário) ocorreu pelas cheias do Rio Poxim Mirim e não da barragem do Poxim Açu, além da influência da amplitude da maré.

A Defesa Civil do Estado está em alerta constante para os casos de emergência e monitora as áreas de risco de inundação. Na reunião, além do coordenador estadual, Ten. Cel. Alexandre José Alves Silva, estiveram presentes os coordenadores dos municípios de Aracaju, São Cristóvão e Socorro.

“Os órgãos emergenciais estão de prontidão para atender as necessidades dos sergipanos e a Defesa Civil recomenda à população que se o nível de água dentro das residências se elevar, é importante deixar o local e procurar abrigo em lugar seguro, além de ligar para os órgãos de segurança”, disse o coordenador estadual da Defesa Civil.

Barragens do interior

Barragem João Alves, a da Ribeira, entre os municípios de Campo do Brito e Itabaiana – a população dos municípios de Itaporanga, São Cristóvão e localidades próximas à barragem deve ficar atenta ao nível da água; Jacarecica II, entre os municípios de Malhador e Riachuelo - Municípios em situação de alerta – Laranjeiras e Riachuelo; Dionísio Machado, em Lagarto e Piauitinga, Salgado – municípios em atenção Salgado e Estância; Jabiberi, em Tobias Barreto, risco mínimo de vertimento que pode afetar a população.

Participaram da reunião, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Sedurbs, Companhia de Saneamento de Sergipe, Deso, Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Serhma, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe, Cohidro, Defesa Civil do Estado e dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Emurb.

Para onde ligar em caso de emergência

Na capital, o telefone é o 199. Em Nossa Senhora do Socorro, 0800-2845367 e (79) 98834 8626. Os moradores de São Cristóvão devem ligar para o (79) 99975-4412. Em situações de emergência em qualquer lugar do estado, o contatar é 193.

 

Da Agência Sergipe de Notícias / FOTO: Marcos Rpdrigues

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.