Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo federal reconhece situação de emergência em 3 municípios de SE 24 de Janeiro 18H:16
PODER | Por Max Augusto

Governo federal reconhece situação de emergência em 3 municípios de SE

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), publicou o Reconhecimento Federal de situação de emergência em 23 municípios dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Com a medida, formalizada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (24), os entes já podem solicitar ajuda emergencial e recursos da União.

Em Sergipe, três municípios receberam o reconhecimento da situação de emergência: Amparo do São Francisco, Carira e Tobias Barreto.

Amparo do São Francisco havia decretado emergência desde o último dia 7 de dezembro de 2018, por conta da estiagem. Caria havia decretado no dia 26 de dezembro do ano passado e Tobias Barreto no dia 27 de dezembro, ambos por conta da seca.

Em comunicado, o ministério informou que a população das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste foi afetada por fortes chuvas, seca, estiagem e erosões.

Chuvas na Bahia
No estado da Bahia, os desastres naturais foram chuvas intensas em Ilhéus, enxurradas em Jequié e Jucuruçu, erosão costeira/marinha em Mucuri e estiagem em Remanso. A população de quatro municípios (Carbonita, Januária, Juramento e Matias Cardoso) de Minas Gerais sofrem com o longo período de estiagem - mesmo fenômeno que acontece em Amparo de São Francisco. Já a seca severa afetou também Itatira (CE), além de Carira e Tobias Barreto.

Frio, chuva e seca
A portaria traz sete cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas fortes chuvas que causaram danos físicos e econômicos na região, principalmente, com a dificuldade de escoamento de produções agrícolas. São elas: Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul (chuvas intensas); Dom Pedrito e São Francisco de Assis (enxurradas); Gentil (Granizo); e Uruguaiana (Vendaval).

Desde o primeiro momento, o Governo Federal garante que acompanhou de perto e orientou equipes do Estado e municípios a solicitarem o Reconhecimento Federal e, posteriormente, recursos para atender a população. Na tarde de ontem (23), o ministro do MDR, Gustavo Canuto, anunciou R$ 4,5 milhões para que os prefeitos possam apresentar Plano de Trabalho com suas necessidades.

Enquadrado em outros tipos de desastres naturais, foram reconhecidos Manaus (AM) por incêndios em aglomerados residenciais e Tejupá (SP) por colapso de edificações.

Apoio emergencial
Para receber auxílio da Defesa Civil Nacional, estados e/ou municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública - deferido pelo Governo Federal após a análise do decreto estadual, que deve atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa MI nº 2/2016.

O reconhecimento federal permite o acesso das cidades afetadas por desastres naturais a novos recursos. As medidas da União são complementares à atuação dos governos municipais e estaduais, e podem ser solicitadas sempre que necessário - inclusive em situações recorrentes, como é o caso dos desastres naturais ocasionados pelo extenso período de seca e chuvas intensas.

 

Foto: Marcelle Cristinne/ASN

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento Regional

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.