Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo de Sergipe vai inspecionar situação nos Cânions de Xingó 11 de Janeiro 6H:49
COTIDIANO

Governo de Sergipe vai inspecionar situação nos Cânions de Xingó

Secretário de turismo descarta possibilidade de acidente no município de Canidné de São Francisco

 

O acidente registrado no último sábado, 8, nos Cânions de Capitólio em Minas Gerais, que acabou vitimando 10 pessoas, levantou questionamentos sobre a possibilidade de riscos em outros cânions do país, a exemplo dos Cânions de Canindé de São Francisco.

Sendo um dos principais destinos turísticos do nosso estado, o Governo do Estado se comprometeu em fiscalizar e fazer análises geológicas e geográficas no local, com a finalidade de garantir a segurança dos turistas.

De antemão, o governo já garantiu que a realidade dos Cânions de Xingó é bem diferente da dos Cânions de Capitólio e que por esse motivo não há risco de ocorrer acidente semelhante em Sergipe.

De acordo com o secretário de turismo de Sergipe, Sales Neto, diferente da situação de Capitólio, nos Cânions de Xingó não existem cachoeiras, córregos ou fluxos de água descendo pelos paredões, fatores que garantem maior segurança sobre o risco de desabamento das rochas.

“A situação pluviométrica de Capitólio é muito diferente da nossa. Xingó está em uma região onde menos chove no Brasil, então a saturação de rochas por conta das águas de chuva, de córregos, de cachoeiras que eles enfrentam lá em Minas não tem nenhuma correlação com os daqui”, explicou.

Ainda assim, o secretário afirmou que o Governador Belivaldo Chagas determinou a realização de uma reunião com órgãos fiscalizadores de segurança no âmbito municipal, estadual e nacional, para realizar estudos na área e garantir o máximo de segurança para os frequentadores dos Cânions de Xingó. Tais ações devem contar também com a participação do estado de Alagoas.

“Esse trabalho tem que ser feito pelos dois estados para que a gente possa garantir a segurança e tranquilidade do turismo, mas reforçamos que não há nenhuma similaridade com as condições geográficas e geológicas existentes em Capitólio, porque a nossa situação é bastante diferente da de lá, mas vamos fazer sim esses estudos para dar mais tranquilidade para os nossos visitantes”, disse.

Ministério do Turismo

Além disso, Sales revelou que recebeu um convite do Ministério do Turismo para uma videoconferência com secretários de turismo de todo o Brasil para tratar sobre o tema e afirmou que deve solicitar o empenho para que os órgãos federais de segurança e fiscalização, que trabalham com questões  geológicas, possam ser acionados para auxiliar  nesses estudos que serão feitos em Xingó.

Por Talisson Souza

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.