Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo de Sergipe retoma serviço dos carros fumacê 15 de Outubro 10H:27
COTIDIANO | Por Max Augusto

Governo de Sergipe retoma serviço dos carros fumacê

Ação estava suspensa devido à ausência do inseticida, que é fornecido pelo Governo Federal

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), retomou, nesta segunda-feira, 14, a agenda do serviço de UBV (Ultra Baixo Volume) – carros fumacê, que complementa o trabalho da Brigada Itinerante de Combate à Dengue.

Hoje, a pulverização acontece municípios de Capela, Simão Dias e Riachuelo, e segue com agenda diária até dia o 05 de novembro, além de Capela e Simão Dias até o dia 09 de novembro.

De acordo com a coordenadora de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, Sandra Ribeiro, o trabalho de campo é realizado com um veículo por município e o mapeamento é feito pela área técnica da SES, a partir dos índices de infestação.

“A aplicação é feita no início da amanhã, das 5h às 7h, e no fim da tarde, das 17h às 19h, por serem horários que o mosquito está mais ativo. O retorno desse serviço é fundamental, devido aos elevados índices de infestação. Vale frisar que UBV funciona como um complemento ao combate mecânico, ou seja, o que é feito pelos agentes”, afirmou.

A gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, explica que a ação dos carros fumacê estava parada devido à ausência do inseticida, que é fornecido pelo Governo Federal.

“O retorno da pulverização é uma somação de esforços que vem sendo feito com os agentes municipais, de forma que o vetor seja controlado na fase da larva. Esse serviço é realizado em virtude do alto índice de infestação, número de casos confirmados e óbito, ou os três. O combate ao mosquito na fase adulta é bastante importante no município em que há infestação. Ressalto que os UBVs atuam conjuntamente com a Brigada Itinerante, para que consigamos fechar todo um ciclo de atividade contra o mosquito. Desde julho estamos intensificando as ações, com 100 agentes em campo”.

Para a diretora operacional da Funesa, Daniele Travassos, “a retomada da UBV, nesse momento, é muito importante. Faz parte de uma união do Estado com os municípios e que o Governo tem investido no combate. Tratamos isso como prioridade, sempre buscando qualificar esse serviço de promoção e prevenção à saúde”, disse.

Capacitação motoristas

Os motoristas de UBV passaram por treinamento em novembro de 2018, onde conheceram toda a metodologia de trabalho na Central de UBV, incluindo a logística e onde cada um atuará, pois o trabalho é feito em duplas.

Quando um deles não está atuando como motorista, ele faz o reconhecimento da área, bem como o manuseio de equipamentos. Nesse sentido, eles foram capacitados sobre o contexto do controle do Aedes aegypti. O estudo vai desde a biologia do mosquito até a parte da ação de competência do motorista, incluindo a abordagem sobre o porquê e para que essa aplicação ocorre, além da epidemiologia das doenças, outros conceitos e fatores.

 

Da Agência Sergipe de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.