Poder e Cotidiano em Sergipe
Governador se reúne com representantes do governo Federal para discutir situação da Fafen 10 de Abril 17H:42
PODER | Por Max Augusto

Governador se reúne com representantes do governo Federal para discutir situação da Fafen

O governador Belivaldo Chagas se reuniu nesta quarta-feira (10), em Brasília (DF), ao lado do governador da Bahia, Rui Costa, com o ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima, para discutir a retomada da operação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) de Sergipe e da Bahia.

O encontro teve como objetivo buscar encaminhamentos práticos, além de definir ações para um possível arrendamento das fábricas, localizadas no município de Laranjeiras (SE) e Camaçari (BA), já que existem empresas habilitadas para concorrer ao arrendamento.

O diretor de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, que também esteve presente, ressaltou a necessidade de marcar uma agenda para que os representantes das empresas interessadas possam visitar as fábricas de Sergipe e da Bahia e apontem os caminhos e os possíveis gargalos para que as questões sejam resolvidas.

Encaminhamentos

Na reunião, Belivaldo destacou que o governo vai fazer sua parte e fará o que for preciso para viabilizar a permanência da Fafen em Sergipe, inclusive com propostas de redução de tarifa de água e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

"No entanto, sem a Petrobras diminuir o preço do gás, o arrendamento sofre riscos. É preciso definir o papel de cada um e colocar. Nossa parte nós faremos. Estamos otimistas e empenhados em resolver esse problema, que tem sido uma de nossas prioridades do governo”, garantiu.

Em concordância com o governador de Sergipe, Rui Costa também reforçou a questão da redução da tarifa de gás. “Se a Petrobras não mexer nessa questão, dificilmente haverá interesse”, complementou.

O ministro de Minas e Energia explicou que já tem ciência do problema das fábricas desde o início de fevereiro e que vem atuando junto à Petrobras para entender melhor a questão e buscar soluções. Ele disse, também, que a hibernação é um problema complexo que precisa do apoio de todos os envolvidos.

Sobre Sergipe, o Almirante Bento disse enxergar que o estado está mais próximo de conseguir um resultado positivo pela oferta de gás que será disponibilizado a partir de 2020, com a entrada da operação da termoelétrica.

Também participaram da reunião os senadores sergipanos Maria do Carmo Alves e Rogério Carvalho, o senador da Bahia, Jacques Wagner, e o deputado federal Laércio Oliveira. Na ocasião, Laércio pontuou que medidas mais enérgicas devem ser tomadas, como uma ordem direta do governo Federal para a Petrobras, por exemplo.

O governador de Sergipe avaliou de forma positiva a reunião e destacou os encaminhamentos. "O que ficou acertado é que nós teremos, em breve, a presença, lá em Sergipe, das empresas pré-qualificadas que podem participar de um processo de arrendamento da Fafen. Portanto, uma conversa extremamente positiva com andamentos já colocados dentro cronograma de curto prazo para que a gente tenha, de uma vez por todas, a definição da questão Fafen Sergipe", ressaltou Belivaldo.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.