Poder e Cotidiano em Sergipe
Governador defende manutenção de empregos e continuidade do Projeto Carnalita 12 de Janeiro 8H:00
PODER

Governador defende manutenção de empregos e continuidade do Projeto Carnalita

Após Mosaic Brasil adquirir a Vale Fertilizantes, Jackson recebeu o presidente da multinacional para tratar dos interesses do Estado

O governador Jackson Barreto recebeu ontem, no Palácio dos Despachos, o presidente da Mosaic Brasil, Rick McLellan, e o diretor de Sustentabilidade, Arthur Liacre.

A Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, concluiu, nesta semana, o processo de aquisição da Vale Fertilizantes, que pertencia a Vale S.A.

Em Sergipe, a venda envolve o projeto Carnalita e a Usina Taquari-Vassouras. Foram investidos US$ 2,5 bilhões na aquisição.

Na oportunidade, o governador foi informado da manutenção das operações e perspectivas de crescimento da empresa em Sergipe.

“O governo fez um apelo, primeiro com a preocupação da manutenção e ampliação do projeto, da garantia dos investimentos, principalmente dos empregos e, também, cobramos para que o projeto Carnalita se transforme em realidade. Eles acenaram que vão estudar o projeto neste ano, tanto com relação ao mercado, como a operacionalização do projeto, comparar a produtividade da empresa aqui com o padrão nas demais unidades que eles têm espalhadas no mundo”, disse Jackson.

O presidente da Mosaic Brasil, Rick McLellan, explicou que nos próximos dez meses o grupo avaliará os projetos da empresa de fertilizantes em Sergipe.

“Gostamos da área. Temos uma companhia focada na área de fosfato e potássio globais, no Canadá, Estados Unidos, Arábia Saudita, Peru, Paraguai e aqui no Brasil. Investimos mais de US$ 2 bilhões para comprar a Vale Fertilizantes e precisamos avaliar os projetos para analisar a ideia da Carnalita. Aproximadamente daqui a um ano, poderemos falar com mais precisão sobre este projeto”.

Atualmente, a Mosaic tem a principal mina de Carnalita em operação no mundo. A expertise da empresa poderá facilitar a produção em Sergipe.

“Temos outra mina de Carnalita no Canadá. Por mais ou menos 35 anos produzimos o mesmo tipo de mina de solução. A situação com o potássio aqui é diferente de lá, mas sistema é o mesmo. Isso vai nos ajudar a analisar a viabilidade do projeto aqui”.

*Com infomações da Agência Sergipe

Foto: Agência Sergipe

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.