Poder e Cotidiano em Sergipe
Fórum lembra que Justiça suspendeu atividades e bloqueou bens da ASBT 12 de Novembro 22H:30

Fórum lembra que Justiça suspendeu atividades e bloqueou bens da ASBT

Diante das informações de que integrantes da direção da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) foram recebidos pelo Governador Jackson Barreto (PMDB) e que seriam recebidos pelo prefeito João Alves Filho (DEM), para solicitar ajuda e parcerias com o Governo do Estado e com a PMA, integrantes do Fórum em Defesa Da Grande Aracaju se mostraram perplexos - já que há decisão judicial recente suspendeu as atividades e bloqueou os bens da ASBT.

Os membros do fórum lembram que a Justiça determinou inclusive que o prédio onde funcionava a associação fosse lacrado. A decisão foi da juíza 9ª Vara Cível de Aracaju, Cláudia do Espírito Santo, que impôs, em caso do descumprimento do mandamento judicial, multa pecuniária no valor de R$ 1 mil reais diários.


A Ação Civil Pública que originou a decisão foi de autoria da Promotoria de Justiça do Terceiro Setor do Ministério Público Federal, que tem como promotores o Edyleno Ítalo Santos Sodré, a Ana Paula Machado Costa Meneses e a Maria Helena Sanches Lisboa Vinhas. O número do processo é o 201410900852 e está disponível para consulta na página eletrônica do Tribunal de Justiça de Sergipe (www.tjse.jus.br).


Ao conceder a tutela antecipada a magistrada assim decidiu: “Diante do exposto e das razões expendidas, bem como preenchidos os requisitos necessários, concedo a antecipação de tutela e determino a suspensão imediata das atividades de funcionamento Associação Sergipana de Blocos de Trio - ASBT até sentença final, bem como a pesquisa e o bloqueio de numerário existente em suas contas bancárias”.


Além disso, a juíza da 9ª. Vara determinou uma série de ações, entre elas que ofícios fosse enviados ao Banese, para que o banco informe a existência de contas bancárias e valores monetários existentes em nome da ASBT, determinando ainda seu imediato e bloqueio até decisão posterior.


Além dessa decisão judicial o Pré-Caju é alvo de Procedimento Preparatório de  Inquérito Civil nº. 17.14.01.0073 que tramita na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público.


A ASBT figura como parte passiva ainda no processo nº. 0006311-27-2009.4.05.8500 1ª. Vara da Justiça Federal, de autoria do ex-Deputado Estadual Nelson Araújo, autuado em 13/11/2009. Nesta ação o Ministério Público Federal apresentou manifestação em 28/10/2014 pedindo a devolução de mais de 6,3 milhões em valores históricos.


Por isso os integrantes do fórum não entendem como o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju possam atender pleitos de uma entidade que está com todas as atividades e com todos os bens bloqueados pela justiça. Eles dizem que não têm nada contra o Pré-Caju, mas acha estranho que as autoridades sergipanas ignorem o fato da ASBT estar com as atividades suspensas pela justiça.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.