Poder e Cotidiano em Sergipe
Festival vai divulgar diversidade da cachaça sergipana 4 de Dezembro 7H:10
SERVIÇO

Festival vai divulgar diversidade da cachaça sergipana

Evento acontece de hoje até domingo no Riomar Aracaju e contará com diversas atividades 

A cachaça é considerada o destilado mais consumido pelos brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), são mais 520 milhões de litros bebidos anualmente, ficando atrás apenas atrás da cerveja. O setor conta com cerca de 40 mil produtores e é responsável pela geração de aproximadamente 600 mil empregos diretos e indiretos. 

 

E é pensando em mostrar o potencial e a diversidade da bebida, sobretudo aquela produzida no estado, que o Sebrae promove entre os dias 4 e 6 de dezembro, o I Festival Cachaças de Sergipe. O evento, que acontece das 15h ás 20h30 no Riomar Aracaju, vai contar com aulas, degustações do produto, preparo de receitas e rodas de conversa com os produtores. 

Durante os três dias o público terá a oportunidade de conhecer diversos tipos de cachaça fabricadas por quatro dos principais produtores do estado (Xingó, Boa Luz, Lira e Reserva do Barão), além de descobrir como preparar drinks utilizando a bebida e conhecer um pouco mais sobre o seu processo de fabricação. 

As atividades serão comandadas por Ana Laura Guimarães, mineira de Belo Horizonte, especialista em cachaça e responsável pelo blog Cachaciê, um dos principais veículos de comunicação sobre o tema no Brasil. 

“ Apesar de ser um produto tipicamente nacional, o brasileiro ainda não valoriza a cachaça e por isso ainda encontramos muito preconceito em relação ao seu consumo. A ideia do festival é ajudar a quebrar essa barreira e mostrar que o nosso destilado é tão bom quanto outros importadas e vendidos por valores muito mais altos. Os produtores sergipanos têm investido na modernização dos seus processos e já temos aqui produtos reconhecidos pelo mercado e premiados nacionalmente”, explica a analista técnica do Sebrae, Luciana Oliveira. 

A origem da cachaça 

Embora não exista uma versão definitiva sobre o surgimento da cachaça no Brasil, registros históricos apontam que ela começou a ser produzida por aqui por volta de 1516. O estudioso Luís da Câmara Cascudo garante que ela surgiu na cidade de São Vicente, em São Paulo, mas há versões que defendem que a sua origem se deu nos engenhos da região de Itamaracá, em Pernambuco. 

A bebida foi conquistando o paladar dos brasileiros ao longo do tempo e o seu sucesso levou a Coroa portuguesa a proibir a sua venda em 1649 com forma de tentar evitar a queda no consumo de vinho importado de Portugal. Essa proibição ajudou a estimular um sentimento nacionalista e durante a Revolução Pernambucana de 1817 a bebida tornou-se um dos símbolos da luta contra o domínio português. Em 1997, um decreto assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso aprovou um regulamento instituindo a cachaça como um produto tipicamente nacional. 

Apesar das diferenças regionais no método de produção, o destilado para ser chamado de cachaça precisa seguir alguns pré-requisitos definidos na Instrução Normativa Nº 13, de 29 de junho de 2005. Ela deve ter teor alcoólico entre 38% e 48%, a vinte graus Celsius, além de cana-de-açúcar como única matéria-prima e ser, obrigatoriamente, produzida do caldo fresco extraído da cana, chamado também de garapa ou suco da cana. 

Um levantamento feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária divulgado deste ano mostra que a produção de cachaça e aguardente está presente em mais de 800 municípios do Brasil, distribuídos em 26 unidades da federação. Atualmente são mais de quatro mil marcas registradas.

Fonte: Ascom/Sebrae

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.