Poder e Cotidiano em Sergipe
Fecomércio sediará Câmara de Comércio Brasil-China em Sergipe 1 de Outubro 12H:23
COTIDIANO | Por Max Augusto

Fecomércio sediará Câmara de Comércio Brasil-China em Sergipe

O sucesso do Programa de Internacionalização Empresarial da Fecomércio está dando resultados importantes para os empreendedores sergipanos. Agora, o trabalho ganha mais força, com a criação da filial sergipana da Câmara de Comércio e Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), que será sediada na Fecomércio.

O trabalho visa ampliar as oportunidades de internacionalização dos negócios das empresas locais, com foco na exportação e importação de produtos, captação de investimentos e projetar o crescimento empresarial no comércio exterior.

A Câmara atua há 18 anos no Brasil, sendo responsável pela transação de negócios cuja cifra ultrapassam a casa das centenas de bilhões de reais.

A Câmara Brasil-China será lançada nesta sexta-feira (04), no Hotel Sesc Atalaia, às 07h30, com a participação de empresários que estão exportando sua produção para o mercado chinês, bem como empreendedores que estimularam seus negócios, comprando produtos de qualidade de empresas chinesas, criando uma nova relação para o mercado sino-sergipano.

A Câmara de Comércio Brasil-China evolui o trabalho da consultoria de internacionalização de negócios da Fecomércio, que já promoveu a realização de contratos de compra e venda de produtos para empresas sergipanas.

Nos próximos meses, representantes de algumas empresas do estado irão participar de eventos em centros produtivos chineses, para conhecer melhor e ampliar o leque de produtos comercializados.

O processo de importação e exportação para os empresários locais, com a atuação da CCDIBC, será mais simplificado, objetivo principal do trabalho coordenado pelo presidente da Câmara, Luizandré Barreto, que será empossado na próxima sexta-feira. Empresas de Aracaju, Estância, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana estão com potencial viabilidade de exportação.

O lançamento da CCDIBC contará com a presença de empresários que mostrarão seus produtos a serem exportados, além de empresas que têm comprado produtos no mercado chinês. Outros estados já colocaram em prática essa estratégia tática de mercado e conseguiram elevar a capacidade produtiva local, bem como a conquista de produtos com preço mais competitivo para o mercado regional, promovendo economia para as empresas e para o consumidor.

A Câmara de Comércio e Desenvolvimento Internacional Brasil-China também tem a finalidade de buscar recursos para serem investidos nas empresas, pois os empresários chineses têm interesse em aplicar seus investimentos nas empresas sergipanas e criar novas oportunidades de negócio com o capital estrangeiro, elevando a geração de empregos para o estado.

A atuação da CCDIBC contemplará a orientação para os empresários sobre os processos de importação e exportação, identificação e desenvolvimento de produtos, análises de viabilidade das operações de importação e exportação, simulação dos custos das operações – indicando as vantagens e desvantagens para cada tipo de negócio – minimizando os problemas, enquadramento diante dos órgãos licenciadores, classificação fiscal de mercadorias, pagamento, programação de carga, descarga e desembaraço aduaneiro e finalização do processo com prestação de contas aos empresários.

 

Da Agência Comércio de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.