Poder e Cotidiano em Sergipe
Fábio Mitidieri pede rapidez nas ações políticas em abertura de ano legislativo 2 de Fevereiro 13H:09
PODER

Fábio Mitidieri pede rapidez nas ações políticas em abertura de ano legislativo

Mudança, novo ciclo, fomento nortearam a mensagem do governador Fábio Mitidieri durante abertura dos trabalhos da 20º legislatura na Assembleia Legislativa de Sergipe nesta quinta-feira, 02. Diante dos 24 deputados estaduais empossados, de autoridades políticas e de secretários de Estado, Fábio discursou sobre o plano administrativo posto em prática, os desafios para os próximos quatro anos e a defesa da democracia.

Iniciando um novo ciclo político no executivo estadual, já que assumiu pela primeira vez o mandato de governador, Fábio apresentou propostas para fomentar o desenvolvimento sergipano nas áreas de agricultura, energia, infraestrutura.


O diálogo permanente entre os poderes foi citado pelo governador como base para uma administração pautada pelo bem-estar do sergipano. Ele citou a trajetória política do pai, o ex-deputado estadual Luiz Mitidieri, para ratificar o respeito entre Executivo e Legislativo.


“Sei que não vou desempenhar essa tarefa sozinho: porque sei que o Sergipe com que sonho é o mesmo com que sonham vossas Excelências. Temos pela frente um enorme desafio. Temos também a oportunidade de fazer a diferença nas vidas de centenas de milhares de sergipanos, fazer desta nossa terra um estado mais justo, mais humano, mais igual. Vamos conseguir. Olho em volta e vejo tantos rostos conhecidos: correligionários, companheiros de luta, adversários políticos. Só não vejo inimigos: porque a minha concepção de política sempre foi baseada em uma palavra que meu pai, que teve a honra de sentar nessas cadeiras por 24 anos, me ensinou desde menino: respeito. Principalmente àqueles que pensam diferente de nós, que vêm o mundo por um ângulo diferente”.


Na área da estrutura produtiva, o governador falou sobre o Programa Sergipano de Desenvolvimento, focado na infraestrutura rodoviária e turística, no fomento aos arranjos produtivos regionais, na gestão dos recursos hídricos e no incentivo ao uso de energias renováveis.

“É um grande pacto pelo progresso, que deverá unir cidadãos, empresários e organizações da sociedade civil. O crescimento que pensamos para os próximos anos é pautado numa certeza: a de que vivemos uma transformação no perfil socioeconômico do estado, com a alteração da nossa estrutura produtiva, e pela evolução de nossa vocação e matriz de desenvolvimento”, disse.


O governador pontuou a posição estratégica de Sergipe para distribuição de produtos e a matriz energética diversificada, a exemplo da exploração de petróleo em águas ultra profundas.

“Será preciso avançar na estabilidade fiscal do estado para atrair novos investimentos, e potencializar a vocação econômica das regiões. Preparar mão de obra e infraestrutura para fomentar o empreendedorismo. Garantir agilidade nos processos de licenciamentos ambientais. Atualizar a legislação de Organizações Sociais e aproveitar melhor as inúmeras possibilidades trazidas pelas Parcerias Público-Privadas, tornando-as um instrumento forte para a consolidação do nosso desenvolvimento, adequando as relações entre o Estado e o setor produtivo às exigências destes tempos, tornando-as mais ágeis e eficientes, mostrando que Sergipe é um lugar seguro para se investir”.


A propositura de criação da Agência Sergipe de Desenvolvimento, a Desenvolve-SE, foi citada. A Agência atuará para atrair investimentos nacionais e estrangeiros e estimular o crescimento econômico, com ênfase nas micro e pequenas empresas.

“Apresentaremos também um conjunto de propostas de medidas legislativas com foco na geração de emprego e renda, na melhoria de nosso ambiente de negócios, e na construção de uma administração estadual mais ágil e eficaz”, afirmou.

Banese

A atuação do Banese como agente de fomento também está no programa de governo por meio de capital de giro necessário para micro e pequenas empresas; financiamento a aquisição de equipamentos pelo setor rural, linha de crédito especial para a bacia leiteira; criação da Loteria Estadual de Sergipe e implantação do CredJovem, para incentivar os jovens a empreenderem.

“O novo Sergipe que começamos a construir também é o Sergipe dos jovens, das mulheres, dos negros, da população LGBTQIA+. É por eles que assumimos o desafio de descortinar um novo marco de progresso, tornando-os protagonistas de um projeto de futuro sustentável. Partimos também do reconhecimento do papel da mulher como força motriz das mudanças que queremos implantar. Vamos estabelecer o Selo Empresa Amiga das Mulheres, incentivar o empreendedorismo feminino como forma de criar uma economia mais igual e, ao mesmo tempo, mais inclusiva”.


Primeiro Emprego Sergipe

Prioridade da atual gestão, a geração de emprego está presente em políticas transversais de todas as secretarias de Estado. Um dos projetos é o programa Primeiro Emprego Sergipe, que irá ofertar bolsas de estágio em parceria com empresas e garantir contratação de jovens estudantes.

“Sergipe tem pressa. Pressa para colocar comida na mesa das famílias que mais precisam, para que possam viver com dignidade e conforto. Pressa para gerar os empregos que uma população castigada por uma crise econômica e uma pandemia necessita desesperadamente. Pressa para acessar serviços públicos mais eficientes e mais abrangentes, e acima de tudo mais humanos, que tenham o foco nas pessoas.
Pressa para encontrar os caminhos que lhe possibilitem alcançar uma economia mais forte, mais rica, mais justa”


“Em tudo isso, uma coisa é clara: precisamos descobrir maneiras de mobilizar recursos e apoio. Por isso, há alguns dias me reuni com outros governadores do Consórcio Nordeste em que definimos pautas comuns para a nossa região, como o Pacto pela Segurança Pública, que busca integrar as polícias estaduais para compartilhar inteligência e tecnologia, somando esforços com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça”.

Governo Federal e Programa de Desenvolvimento Agroindustrial de Sergipe


O governador apresentou resumo das visitas à Brasília, onde iniciou tratativas com ministros sobre projetos estruturantes como a finalização da duplicação da BR 101, a implantação do Canal de Xingó, para garantir o abastecimento de água para consumo humano e para atividades produtivas no sertão, a construção da nova ponte ligando Sergipe a Alagoas completando um grande corredor turístico ao longo do litoral sergipano e consolidando a inserção de Sergipe no panorama turístico do Nordeste.


“Finalmente, apresentamos também a proposta de implementação do Complexo Industrial Portuário, que se baseia na infraestrutura já existente a partir do Terminal Marítimo Inácio Barbosa, do Parque Eólico Barra dos Coqueiros e da Usina Termelétrica Porto de Sergipe I, uma localização estratégica para a atração de investimentos e empreendimentos que tem o potencial de transformar o estado em uma potência regional no setor de energia”.

 
O Programa de Desenvolvimento Agroindustrial de Sergipe (Prodai) busca atrair e incentivar empresas de beneficiamento da produção e fortalecer as cooperativas agrícolas, bem como empreendimentos que contribuam com o aperfeiçoamento e profissionalização do agro sergipano.

“Vamos também investir no fortalecimento e na ampliação da cadeia industrial de citros, milho, leite e coco. O agricultor familiar também poderá contar com um governo que os entende e acredita em suas ideias. Vamos fortalecer a assistência técnica e a extensão rural, investir em novas soluções e em tecnologia, dar ao homem do campo as ferramentas necessárias para que ele possa produzir”

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.