Poder e Cotidiano em Sergipe
Evento no Senado mostra arte e gastronomia do Nordeste 2 de Novembro 20H:40
COTIDIANO

Evento no Senado mostra arte e gastronomia do Nordeste

Sergipe marcou presença com o Chef Timóteo e seus pratos a base de cactos.

A Comissão de Relações Exteriores (CRE), do Senado Federal, promoveu de 26 a 28 de outubro, o ciclo de debates “A internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como indutores do desenvolvimento regional” – Região Nordeste, colocando em destaque o potencial turístico da culinária nordestina, além de ressaltar a importância do Sebrae e do Senac na capacitação de profissionais da gastronomia e, em consequentemente no fomento ao empreendedorismo e na geração de empregos na região. O evento iniciou na terça-feira, dia 26, no Espaço Ivandro Cunha Lima, do Senado Federal, onde foi aberta a Exposição Cultural da Região Nordeste, com a presença de diversos embaixadores, diretores e colaboradores do Sebrae de todo o Brasil. Na quinta-feira, dia 28, além da audiência pública e debate, foi servido um almoço, com cardápio temático, no Restaurante dos Senadores, coordenado pelo Senac.


Segundo a senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da CRE, o objetivo da Comissão é vender as atrações das regiões brasileiras no exterior, para aumentar o número de turistas estrangeiros que vêm todos os anos ao país. "Nós queremos levar as regiões para as embaixadas do Brasil, com a nossa cultura, com a nossa gastronomia, com o nosso artesanato, com a economia criativa. Pretendemos fazer eventos pequenos, não para a multidão, mas eventos muito focados nos operadores de turismo, nas principais agências da Europa e na imprensa especializada, que são formadores de opinião e elaboram os roteiros de turismo internacional para eles lá", explicou a senadora.


Os chefs de cozinha Cumpade João, da Paraíba, e César Santos, de Pernambuco, apresentaram o trabalho que vem sendo feito no Nordeste para a promoção da culinária local. Todos os palestrantes ressaltaram a importância do Sistema S, em particular do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), na capacitação de empreendedores e profissionais no setor da gastronomia.


César Santos se emocionou ao falar de um projeto em Aliança (PE), do qual seu instituto faz parte, que transformou a vida de famílias do interior de seu estado, com uma cooperativa de produção e comercialização de agricultura familiar.
"As mulheres da roça plantavam e não sabiam o que fazer com seus alimentos. O nosso projeto chegou e mudou totalmente a cabeça dessas mulheres. Elas começaram a produzir doces, bolos, tortas, bolachas, biscoitos e estão felizes, porque estão recebendo vários convites. Essas mulheres estão descobrindo que são importantes para a economia do nosso país", comentou o Chef César.


O diretor-técnico do Sebrae/SE, Brenno Barreto, participou do evento e elogiou a iniciativa da CRE, destacando a importância da parceria com o Senado e com a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais, a ABASE. “Dentro desse evento, há vários pontos a destacar, desde o impulsionamento que o turismo necessita, e aí traz consigo a gastronomia e, claro, a economia criativa, até a busca pela internacionalização desses produtos e serviços. E o Sebrae, tem trabalhado muito com esses segmentos, buscando qualificar e preparar os pequenos negócios para esse crescimento”, disse Brenno.

 

Para o Diretor-Administrativo do Sebrae/SE, Eduardo Prado Junior, um evento como esse mostra a importância do Sebrae no fomento ao turismo empreendedor. “A senadora Kátia Abreu foi muito feliz quando destacou a importância do Sebrae e mais ainda do Sistema S como um todo. O Sebrae é isso, é o trabalho dia-a-dia para fortalecer o empreendedorismo, o turismo, a gastronomia, a economia criativa e os mais diversos setores”, completou.

Cacto, Pão e Camarão


Com pratos que possuem uma identidade 100% sergipana e ingredientes que fazem parte da história de todo sergipano, Timóteo Domingos, nascido em Santana do Ipanema-AL e radicado em Canindé do rio São Francisco, produz as mais inusitadas receitas com um toque gourmet único. O Cacto da Babosa é seu ingrediente principal e o Chef descobriu ainda criança. “Provei um dia e percebi que não tinha muita diferença das coisas que a gente come normalmente”, afirmou.


O Rei do Cacto, como é conhecido, participou do Ciclo e foi destaque dentre os participantes com os pratos “Camarão ao palmatório”, Pão doce de cacto e a especial Geleia de abacaxi com pimenta rosa. Sucesso entre os participantes, os pratos à base de cactos foram bastante elogiados. “O potencial nutritivo é absurdo. Proteína, Carboidrato, ferro...É fantástico”, completou.


O estande de Sergipe foi uns mais visitados, provocando a curiosidade nos participantes, que queriam saber mais detalhes do uso daquele ingrediente. Lara Andrade, Analista do Sebrae/Sergipe, disse que “As pessoas vieram correndo para provar esse prato que ficou famoso durante o evento. Nós trouxemos o Chef Timóteo que vai muito além de criar pratos deliciosos. Ele é um incentivador da cultura local, do sertão, da caatinga e da diversidade existente naquela região”, disse Lara. Já o Gerente da Unidade de Suporte a Negócios do Sebrae/Sergipe, Abelardo Monteiro, destacou que “é incrível como temos tanta riqueza cultural e gastronômica em Sergipe. O Sebrae fica muito honrado em participar de tão importante evento”.

 

Fonte:

ASN - Agência Sebrae de Notícias

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.