Poder e Cotidiano em Sergipe
Esquistossomose: Sergipe tem 51 municípios em situação endêmica 18 de Fevereiro 9H:11
COTIDIANO | Por Diego Rios (Colaborador)

Esquistossomose: Sergipe tem 51 municípios em situação endêmica

Confira quais municípios tiveram casos registrados em 2020

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Endemias, recomendou aos gestores municipais a intensificação da buscativa por pacientes com esquistossomose.

A orientação deriva do fato de Sergipe ter 51 municípios endêmicos para a doença e do número de casos e de óbitos registrados nos últimos dois anos.

Em 2020, foram contabilizados 2.094 casos, com 26 óbitos contra os 3.813 casos ocorrências e 28 óbitos em 2019. No entanto, os números não retratam a realidade, segundo considera a gerente do Núcleo de Endemias, Sidney Sá.

“Atualmente o Estado de Sergipe não tem um perfil traçado da esquistossomose porque há um déficit muito grande na busca ativa dos casos. Em 2020, dos 51 municípios endêmicos para a doença, apenas 16 foram em busca dos pacientes, quando foram realizados 11.437 exames e confirmados 440 casos. Os demais foram detectados através da demanda espontânea que chegou às unidades de saúde”, informou a gerente.

Em 2019, segundo os dados do Núcleo de Endemias, os gestores municipais foram mais atuantes na buscativa. Naquele ano, 27 municípios trabalharam para identificar o paciente com esquistossomose, realizando 20.413 exames que resultaram em 1.175 confirmações.

“O município precisa ir ao encontro do seu paciente e não apenas esperar que ele procure a unidade de saúde”, disse Sidney Sá, salientando que existe um programa de prevenção e controle da esquistossomose que é de gestão municipal.

A gerente explicou que, após a descentralização da saúde, parte da prevenção da saúde pública ficou a cargo da gestão municipal, enfatizando que à Secretaria de Estado da Saúde cabe a responsabilidade de monitorar os indicadores, de acompanhar e sugerir novas ações, bem como do fornecimento do medicamento enviado pelo Ministério da Saúde, além de executar trabalhos educativos junto com os municípios.

Sidney Sá informou que a esquistossomose é um problema grave de saúde pública em alguns Estados do Brasil e Sergipe é um deles, mas, salienta que é uma doença de fácil tratamento quando detectada já que todo o medicamento é gratuito. Segundo ela, o difícil não é tratar e sim identificar o paciente.

“Por isso a importância de ser trabalhada tanto pelas equipes de Saúde da Família (PSF), como pelo agente de endemias. Só assim poderemos diminuir a sua prevalência” , atestou.

Sintomas
A Esquistossomose é uma doença parasitária ocasionada pelo verme Schistosoma que tem o caramujo como hospedeiro. Mas não é qualquer molusco. É um específico, que vive na água. O parasita contamina órgãos como o baço e fígado, comprometendo-os de tal forma que pode levar a óbito.

Os sintomas são o de uma verminose e dependendo da carga parasitária a pessoa pode apresentar febre, coceira, vômitos e diarreia.
Como são sintomas comuns a uma verminose, é fundamental que o profissional de saúde esteja bem atendo tanto à sintomatologia como a área de origem do paciente. “Se esse paciente vem de uma área endêmica para esquistossomose, é possível que aquela pessoa esteja com a doença, então o profissional de saúde precisa estar atento a esse fato”, orientou,

Reunião
O Núcleo de Endemias deve se reunir nos próximos dias com os gestores municipais para tratar do programa de prevenção e controle da esquistossomose e orientar um trabalho integrado entre a saúde municipal e as diversas áreas e pastas que têm relação com a doença como meio ambiente, educação e saneamento. “Somente quando houver um trabalho integrado de controle do vetor é que poderemos enfrentar a doença com maior eficiência”, concluiu Sidney.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.