Poder e Cotidiano em Sergipe
Esculturas folclóricas são montadas no Largo da Gente Sergipana 5 de Março 7H:26
COTIDIANO

Esculturas folclóricas são montadas no Largo da Gente Sergipana

As representações folclóricas sergipanas Lambe Sujo e Caboclinhos, Chegança, Cacumbi, Taieira, Bacamarteiro, Reisado, São Gonçalo e Parafuso, já começaram a ser montadas no Largo da Gente Sergipana.

A obra do Largo da Gente avança pelo Rio Sergipe na faixa concentrada em frente ao Museu da Gente Sergipana. A obra será entregue à população no dia 16 de março.

Concebido pelo arquiteto e urbanista Ézio Déda, o Largo se propõe a ser um monumento de celebração da cultura popular do estado. Além de um píer, de uma área de convivência e de um atracadouro, o espaço abrigará oito esculturas de representações folclóricas sergipanas.

Para Ézio Déda, a montagem é um processo complexo que envolve uma equipe multidisciplinar, na parte da arte, arquitetura e engenharia.

“Estamos na etapa de montagem, na qual a obra artística chega e tem que ter a ligação com a infraestrutura de apoio. Após concluirmos essa etapa de instalação, que deverá durar dois dias, só ficará faltando a parte de urbanização”, explicou.

De autoria do artista plástico Tati Moreno, as imagens estão sendo instaladas com vigas metálicas, dando a quem observa a impressão de que flutuam acima do espelho d'água.

O projeto é inspirado nas esculturas dos Orixás localizadas no Dique do Tororó, em Salvador, na Bahia, que foram concebidas pelo próprio Tati Moreno. Confeccionadas em fibra de vidro e resina de poliéster, cada escultura tem 7m de altura.

O projeto é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), do Instituto Banese e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). No total, estão sendo investidos quase R$ 6,5 milhões.

A ideia do projeto do Largo da Gente Sergipana nasceu antes mesmo da inauguração do Museu da Gente Sergipana, entregue em 2011.

A concepção busca referências em monumentos como o Big Ben (Londes), a Torre Eiffel (Paris), a Estátua da Liberdade (Nova York) e o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), além dos Orixás (Salvador).

*Com informações da Agência Sergipe

Foto: Agência Sergipe

Comentários

  • Aleatória 24/08/2021 às 12:33

    Pão??????

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.