Poder e Cotidiano em Sergipe
Equilíbrio financeiro de Aracaju garantirá crescimento em 2022, mesmo com desafios econômicos 12 de Janeiro 19H:21
INFORME PUBLICITÁRIO

Equilíbrio financeiro de Aracaju garantirá crescimento em 2022, mesmo com desafios econômicos

O cenário econômico marcado pela alta inflação e por uma baixa perspectiva de crescimento pede cautela, mas, apesar desses desafios, o ano de 2022 será de grandes realizações para Aracaju, conforme avalia o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos.

 Segundo o gestor, parte significativa do que foi planejado pela Prefeitura já tem os recursos assegurados, principalmente por meio de operações de crédito que garantirão o desenvolvimento urbano e social da capital, com obras de infraestrutura, saneamento, habitação e mobilidade urbana.

“São obras como a maternidade do 17 de Março, os residenciais nas Mangabeiras, Recanto da Paz e na Nova Olaria, a avenida Perimetral Oeste, a revitalização do Parque da Sementeira, entre muitos outros empreendimentos”, elenca Jeferson.

O secretário destaca que a garantia desses investimentos, mesmo com um cenário pouco favorável, só foi possível graças ao equilíbrio fiscal conquistado pela Prefeitura nos últimos anos. “Isso possibilitou o acesso a financiamentos externos, como os bancos internacionais e, também, em determinadas operações internas, com a Caixa Econômica e o BNDES”, detalha.

Equilíbrio fiscal

Em 2017, a Prefeitura apresentava uma nota C no ranking do Tesouro Nacional, o que limitava as possibilidades de financiamento e empréstimos com juros mais baixos. Os esforços da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) se voltaram para retomar o equilíbrio fiscal, quitando dívidas de curto prazo de aproximadamente R$540 milhões deixadas pela gestão anterior, além de colocar em dia o pagamento do salário dos servidores e fornecedores.

“Com esse ajuste fiscal, em 2019 nós saímos da nota C e conseguimos a nota A no Tesouro Nacional. Continuamos no ranking em 2020, 2021 e em 2022 devemos manter essa avaliação. De lá pra cá, o programa de investimento do Município se iniciou e, mesmo com a pandemia, foi reforçado, com investimentos em execução superior a R$1 bilhão”, destaca o secretário.

Jeferson explica que a saúde financeira de Aracaju significa menos despesas para a sociedade. Ao invés de utilizar para pagar juros, os recursos públicos são utilizados para investir em serviços públicos, financiando outras demandas de interesse social, proporcionando o desenvolvimento da cidade.

Fonte: Secom/PMA

 
 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.