Poder e Cotidiano em Sergipe
Endividamento familiar aponta queda em Aracaju em dezembro 15 de Janeiro 9H:44
PODER

Endividamento familiar aponta queda em Aracaju em dezembro

O Departamento de Economia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe analisou os números do mês de dezembro de 2019 da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Aracaju, e concluiu que o indicador de endividamento das famílias da capital sergipana apresentou redução em relação ao mês de novembro. O indicador apresentou uma leve queda no intervalo de 30 dias, oscilando -0,4%, caindo de 69,5% para 69,1%.

De acordo com a análise do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac são 136.878 famílias indicaram estar em condição de endividamento na capital sergipana, em dezembro. São 756 famílias a menos que novembro, quando o indicador apontou 137.634 unidades familiares. Aracaju ainda apresenta um percentual superior à média das capitais brasileiras, que atualmente é de 65,6%.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, comentou o resultado da pesquisa, lembrando que dezembro é um mês em que o endividamento eleva por naturalidade, considerando que o volume de compras é elevado no período final do ano, mas isso não aconteceu. “A elevação no número de famílias endividadas em dezembro, no momento de recuperação econômica do estado era esperada, mas aconteceu o contrário. A oscilação de crescimento estava em nossas expectativas, pois existem fatores que influem para isso, como as compras a prazo feitas no comércio, mas a redução foi interessante. Dezembro é o mês com maior volume de movimentação das lojas e as pessoas estão comprando mais de modo parcelado, para investir mais, sem gastar muito dinheiro de uma vez, atendendo seus interesses e pagando de acordo com o prazo que lhe agrada. Isso também é resultado da entrada de novos consumidores no mercado, já que o estado gerou mais de 7 mil empregos entre setembro e novembro. Essas pessoas também fazem compras a prazo. A leve redução no endividamento do consumidor indica que nosso comércio movimentou mais vendas, pois o consumidor fez compras e administrou melhor o seu dinheiro”, afirmou.

Tipo de dívida

O cartão de crédito, conforme explicado pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, é o principal meio de compra a prazo dos consumidores, então é natural que mantenha sempre a primeira posição como principal causa de endividamento das famílias. O indicador apontou que 92,7% das famílias usam o dinheiro de plástico para compras parceladas e assim criam compromissos para pagamento futuro. Os outros principais tipos de dívida são carnês de crediário, com 20,2% das famílias e cheque especial, com 13,1% das famílias tendo como parte do seu endividamento.

Tempo médio de atraso

Entre as famílias com contas em atraso, o tempo médio de comprometimento com os compromissos é de 62,6 dias. Sendo que 42,6 das famílias estão comprometidas em pagamentos pelo período superior a 90 dias. O percentual de tempo comprometido de até 90 dias é de 27%, e com dívidas solúveis em até 30 dias é de 22,9%. 7,5% não souberam precisar o tempo estabelecido com seus compromissos.

 

Da  Agência Comércio

Foto:Marcello Casal/Agencia Brasil

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.