Poder e Cotidiano em Sergipe
Em Sergipe, 47.897 pais não registraram seus filhos 24 de Janeiro 10H:51
COTIDIANO | Por Max Augusto

Em Sergipe, 47.897 pais não registraram seus filhos

No estado de Sergipe, 47.897 pais não registraram formalmente os seus filhos. Os números foram fornecidos pela Corregedoria Geral de Justiça, atendendo a solicitação do Blog do Max.

Existem hoje 646.341 certidões registradas no sistema do Tribunal de Justiça de Sergipe, sendo que em 47.897 delas não consta o nome do pai.

Isso representa um percentual de 7,41% das certidões – número menor que a média nacional.

A revista Exame publicou uma reportagem, no final de janeiro, apontando que no Brasil existem 5,5 milhões de crianças sem o nome do pai da certidão de nascimento. Esse número foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, com base no Censo Escolar de 2011.

O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento.

“É um número assustador, um indício de irresponsabilidade social”, disse Álvaro Villaça Azevedo, professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Faculdade de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em entrevista à Exame.

 

Clique aqui e confira a matéria completa

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.