Poder e Cotidiano em Sergipe
Em parceria com consórcio de resíduos sólidos e cooperativa, Prefeitura de Lagarto destina EPI’s e traça plano de ação p 12 de Março 10H:18
COTIDIANO

Em parceria com consórcio de resíduos sólidos e cooperativa, Prefeitura de Lagarto destina EPI’s e traça plano de ação p

Pensando na sustentabilidade e no meio ambiente, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac), em parceria com o Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico Sul e Centro-Sul Sergipano (Conscensul), e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopcal), realizou nesta terça-feira, 11, a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e fardamento, bem como traçou um plano de ação para ampliar a coleta seletiva no município.

A ação põe em foco a prioridade da Prefeitura com a pauta sustentável e o compromisso da gestão com os catadores de resíduos. Prova disso é a chegada de um recurso destinado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) à Prefeitura de Lagarto, por meio da Semac. O recurso, no valor de R$ 1.300.000,00, será destinado à compra de um caminhão e à construção de um galpão para a cooperativa em um terreno cedido pela Prefeitura.

“Hoje, a cooperativa de reciclagem é uma grande aliada do meio ambiente aqui em Lagarto. Eles fazem todas as coletas das empresas que têm os convênios com o município, com relação às licenças ambientais, e com isso, eles dão o rumo correto a todo esse resíduo”, destacou o secretário da Semac, Givaldo de Souza, sobre a parceria.

O presidente da Coopcal, Cristiano Santos Polo, também pontuou o que a cooperativa espera com a efetividade do plano de ação. “A ampliação da estrutura com certeza vai contribuir para o fortalecimento e melhoria do trabalho que exercemos. A expectativa é que os grandes geradores e a população em si comecem a separar o material para vir para a cooperativa, e assim, fazermos a destinação correta do material”, conclui.

O superintendente do consórcio, Diego Fontes, ressalta a união de todas as partes para desenvolver o meio ambiente. “Há pouco mais de uma semana, a gestão municipal, junto ao consórcio, fez uma reunião para montar um plano de ação da cooperativa e melhorar a coleta seletiva no município. Desse plano de ação, fizemos uma reunião com o presidente da cooperativa para conseguir aumentar a coleta e diminuir o material que vai para o aterro sanitário. Hoje, realizamos a entrega dos fardamentos e EPI’s e vamos continuar trabalhando para conseguir avançar na coleta seletiva”, enfatiza.

Fonte: Secom/SEMAC
Foto: Secom/SEMAC

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.