Poder e Cotidiano em Sergipe
Em Brasília, Josué Modesto defende mudança no financiamento da merenda escolar 2 de Dezembro 14H:44
COTIDIANO | Por Max Augusto

Em Brasília, Josué Modesto defende mudança no financiamento da merenda escolar

Recomposição da aprendizagem e Educação Híbrida também foram temas da última reunião do Consed em 2022

O Conselho Nacional de Secretários de Educação promoveu nesta quinta-feira, 1º, a última reunião ordinária do 2022, em Brasília. O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, que é um dos responsáveis pela Frente de Financiamento do Consed, aproveitou a oportunidade para pôr na pauta do Colegiado Nacional as discussões sobre o financiamento da merenda escolar.

“Como financiar a alimentação escolar, já que não podemos usar o MDE? Tradicionalmente usamos o PNAE, mas a parte substancial corresponde a apenas R$0,36 dia/aluno. Além disso, o Salário Educação está passando por uma mudança. A partir de 2024, seu rateio será pela matrícula, o que cria problemas graves para alguns estados”, lembrou Modesto.

Ele propôs que o financiamento da merenda escolar seja tema da próxima Agenda da Aprendizagem do Consed. Dois temas principais também foram discutidos pelos gestores: recomposição da aprendizagem, com troca de boas práticas entre as redes; e Educação Híbrida, com apresentação de soluções tecnológicas utilizadas pelos estados.

O secretário de Estado da Educação do Espírito Santo e presidente do Consed, Vitor de Angelo, fez a abertura do encontro, virtualmente. Na reunião, foi aprovado o plano de trabalho dos grupos temáticos do Consed.

Relevância nacional

Economista e ex-secretário estadual da Fazenda, Josué Modesto vem encampando temas de relevante interesse para a qualificação da educação nacional, a exemplo da incansável luta pela revisão do Fundeb, quando assumiu a Frente do Novo Fundeb do Consed. Foram inúmeras reuniões na Câmara dos Deputados para solicitar a agilidade da aprovação da PEC 15/15; no Senado Federal, em universidades e entidades de classes, reuniões de secretários de Estado e Municipais, além do Pacto Sergipano pela Educação.

Em 20 de dezembro de 2020, foi regulamentada a lei do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), na forma da Lei Federal nº 14.113/2020 (e de sua atualização em dezembro de 2021), considerada uma marca de um novo capítulo do financiamento da educação brasileira

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.