Poder e Cotidiano em Sergipe
Em Aracaju, mutirões de limpeza permitem manutenção e conservação de espaços públicos 31 de Março 12H:04
COTIDIANO | Por Max Augusto

Em Aracaju, mutirões de limpeza permitem manutenção e conservação de espaços públicos

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), executa diariamente diversas ações de manutenção e conservação dos espaços públicos em todos os 48 bairros da capital, visando oferecer qualidade de vida à população.

Entre as atividades executadas rotineiramente estão os mutirões de limpeza geral, coordenado pela Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, a qual desenvolve, por meio de um planejamento anual, serviços como a varrição em ruas e avenidas, capinagem em calçadas e canteiros, pintura de meio-fio, recolhimento de resíduos descartados de forma inadequada, roçagem mecanizada em praças e demais áreas verdes, além de limpeza de canais.

De acordo com o coordenador de Limpeza Pública do Dirop, Everaldo Ferreira, todos os dias há equipes nas ruas, divididas conforme o tamanho dos bairros. Além disso, os trabalhadores vão a campo paramentados com equipamentos de proteção individual, como botas e luvas, além de máscaras faciais, obedecendo todas as recomendações sanitárias para evitar o contágio da covid-19.

"Esses serviços são executados por meio de um planejamento anual, elaborado pela Dirop. A gente desloca um quantitativo de equipe maior, quando se trata de um mutirão, para atender em menor espaço de tempo aquele bairro. Os trabalhadores sempre estão de botas, luvas, conforme o determinado serviço. Mesmo com a pandemia, o serviço não parou, porque trata-se de um serviço essencial", destaca o coordenador.

Quanto à frequência de atuação nos bairros, afirma Everaldo, é elaborada uma programação para que a cada dois meses as equipes visitem um bairro de Aracaju, totalizando quatro visitas a cada bairro por ano. Com relação aos novos bairros da zona sul, antiga Zona de Expansão, por se tratar de uma região com bastante vegetação rasteira, as ações nessas localidades são executadas mais vezes.

"Diante desse planejamento anual, a gente visita, em média, quatro vezes cada bairro da capital. Nos novos bairros da zona Sul, que são de vegetação, a gente tem uma frequência maior, porque exige mais roçadeiras na área. Após toda a execução de serviço, para embelezar mais ainda o bairro, as equipes executam as pinturas de guias", frisa.

Os bairros maiores, como Santa Maria, Cidade Nova, Santos Dumont e Coroa do Meio, recebem um maior efetivo de trabalhadores para realizar os serviços de manutenção. "Cada bairro tem suas peculiaridades, a exemplo do Santa Maria, que tem um canal. Aí pedimos auxílio à outra coordenadoria, que disponibiliza o maquinário. As equipes, formadas por 11 pessoas e uma caçamba, ficam em média entre 12 e 15 dias nos bairros maiores. Outro bairro grande que demora a execução dos trabalhos é a Coroa do Meio, que demora em média 15 dias para finalizar o serviço. Nos bairros menores ficamos, em média, de três a quatro dias", revela Everaldo Ferreira.

O Dirop também é responsável pela varrição das feiras livres, das praias, de todos os canais da capital e do centro comercial. "A limpeza do Centro da cidade é um serviço que não para, é diuturno, inclusive no final de semana. Também temos áreas de grande comércio, como o Siqueira Campos, onde damos uma atenção dia e noite. Para isso, recebemos o apoio da Gerlu (Gerência de Limpeza Pública). Um sempre está em sintonia com o outro, buscando a perfeição do serviço", diz o coordenador.

Ainda segundo Everaldo Ferreira, os mutirões e todos os serviços de manutenção e conservação das ruas e espaços públicos são extremamente relevantes. "Vejo esse serviço na gestão do Prefeito Edvaldo Nogueira muito importante, mas vai além de uma cidade arborizada e limpa, apresentável para receber turistas. O objetivo do serviço é levar qualidade de vida aos seus munícipes, porque limpeza também é qualidade de vida. E temos uma aceitação muito boa por parte da população".

Período de chuva
Além do cronograma anual, a Emsurb, via Dirop, atua preventivamente diante de situações de alagamentos e transbordamentos durante o período de chuva, principalmente no Largo da Aparecida, Lourival Batista e Jabutiana, áreas que são monitoradas diariamente pela Defesa Civil e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), como explica o diretor Operacional da Emsurb, Bruno Moraes.

"Existem situações em que a gente se antecipa, como maré alta, um possível alerta de chuva, ou fenômenos do tipo. Por meio dos mutirões, a gente acaba adentrando em áreas que a gente já vem prevendo a necessidade de atenção se houver maré alta ou chuva forte, a exemplo dos bairros São José, Industrial, 17 de Março, conjunto Médici, áreas com históricos de de necessidade de não ter um bueiro obstruído ou canal com algum material descartável. O monitoramento é frequente. Dentro desse monitoramento, a gente altera os mutirões diante das necessidades por conta dessas eventualidades", reforça Bruno Moraes.

Conscientização
Bruno Moraes pede para que a população tenha mais consciência e ajude a Prefeitura a manter a cidade limpa. "É preciso que o cidadão tenha mais consciência. A cidade não precisa ser limpa toda hora. A população tem que ajudar no sentido de não descartar materiais, porque a gente nunca sabe o momento em que o tempo muda e não dá tempo de chegar antecipadamente em algo que alguém descartou na noite anterior. É preciso que todos sejam fiscais para evitar obstruir as galerias. As ações preventivas já estamos fazendo diariamente para que não ocorram alagamentos".

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.