Poder e Cotidiano em Sergipe
Em Aracaju, 64% da população já completaram o ciclo vacinal contra covid 5 de Outubro 18H:04
COTIDIANO | Por Max Augusto

Em Aracaju, 64% da população já completaram o ciclo vacinal contra covid

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já imunizou 500.822 pessoas com a primeira dose e, desse total, 64,37%, ou 325.723 pessoas acima dos 18 anos, já receberam as duas doses.

“Os resultados da otimização da vacinação, em Aracaju, têm sido observados no balanço dos números de casos, internamentos e óbitos por covid-19, na cidade, todos em queda. Conforme o último boletim divulgado pela SMS, a capital sergipana possui, no momento, três pessoas internadas por covid-19, e taxa de ocupação de leitos municipais de 18,2%, porcentagem que vem diminuindo ao longo das semanas. O número de óbitos também tem registrado queda”, destaca a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

Segundo a gestora, a organização e o planejamento da Prefeitura são fatores fundamentais para o avanço célere da vacinação da população aracajuana, medida imprescindível, sobretudo neste momento em que outras variantes avançam nas principais capitais do país.

"Mesmo antes das primeiras doses de vacinas chegarem a Aracaju, já tínhamos um planejamento voltado para a imunização da população. À medida que temos perspectivas de novas doses, traçamos novo planejamento, de modo a oferecer à população um processo ordenado, célere, para viabilizar a imunização em Aracaju da melhor maneira possível", explica Waneska.

A Prefeitura iniciou a vacinação contra a covid-19 com os idosos e profissionais de saúde. E para dar ainda mais segurança a todo o processo, toda a equipe diretamente envolvida com a vacinação foi treinada e qualificada.

Outro ponto de destaque da vacinação em Aracaju é o VacinAju, portal criado, inicialmente, para cadastro das pessoas dos grupos prioritários que seriam vacinadas, o que possibilitou à SMS um controle mais preciso da vacinação.

“Além disso, mais um fator que contribui para a eficiência da campanha é a disponibilização estratégica dos pontos de vacinação, com a estruturação de dois drive-thrus [Parque da Sementeira e 28º Batalhão de Caçadores], ampliando a oferta para todas as regiões da cidade, o que facilita o acesso da população. O aproveitamento das doses também se alinha à logística bem-sucedida empregada durante a campanha. As doses que sobram no final do dia são utilizadas para imunizar os grupos prioritários”, enfatiza.

Cuidados pós-vacina
Waneska alerta sobre a necessidade de se manter os cuidados, mesmo após completar o ciclo vacinal contra a covid-19. “Mesmo os vacinados com as duas doses precisam continuar utilizando as medidas de distanciamento, de higienização das mãos com frequência, além do uso da máscara corretamente", frisa.

Essas pessoas, explica Waneska, precisam continuar com essas medidas de proteção, porque os estudos foram desenhados para evitar o agravamento da doença. "Então, quando hovuer pessoas que tomaram as duas doses da vacina, caso elas adoeçam pela covid-19, mesmo já vacinadas, que seja minimizado o risco delas evoluírem para gravidade. É nesse aspecto que tratamos os níveis de eficácia”, explica.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Foto: André Moreira

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.