Poder e Cotidiano em Sergipe
Edvaldo já conta com o apoio de 6 partidos para disputar a reeleição 25 de Maio 11H:35
PODER | Por Max Augusto

Edvaldo já conta com o apoio de 6 partidos para disputar a reeleição

Faltam 17 meses para a eleição municipal e a capital sergipana já possui alguns pré-candidatos a prefeito. As conversas entre partidos, aliados e políticos interessados já foram iniciadas faz tempo, mas nos últimos meses a movimentação foi intensificada e vem ganhando mais destaque na imprensa.

O primeiro pré-candidato é o atual prefeito, Edvaldo Nogueira (PC do B), que seguindo um fluxo natural na política, deve apresentar-se novamente ao eleitor aracajuano. Portando todos os encantos que uma boa gestão e o cargo lhe proporcionam, ele já arregimenta simpatizantes ao seu projeto e conta hoje com o apoio de seis partidos.

O MDB do ex-governador Jackson Barreto já adiantou que apoiará Edvaldo. Assumindo o comando do Diretório Municipal do MDB em Aracaju, Jackson terá papel de destaque na eleição, podendo inclusive ser o vice na chapa do comunista.

O PP deputado federal Laércio Oliveira e o Solidariedade, comandado pelo também deputado federal Gustinho Ribeiro, garantiram espaços importantes indicando secretários na gestão de Edvaldo – e são também duas grandes conquistas para o projeto de Nogueira, pois ambos são partidos fortes, com tempo de TV, fundo partidário e bom número de filiados e lideranças.

O PDT é outra sigla que pode integrar o arco de alianças do atual prefeito, que inclusive está a um passo de filiar-se ao Partido Democrático Trabalhista, já que o seu PC do B não alcançou a cláusula de barreiras e terá dificuldades para manter-se.

Também já embarcou na pré-candidatura de Edvaldo o PSD, que em Aracaju é comandado pelo deputado federal Fábio Mitidieri – aliado de primeira hora do atual gestor da capital. O PSD teria hoje a prerrogativa de indicar o vice de Edvaldo. Entre outros nomes, o vereador Nitinho e o secretário de governo Jorginho Araújo são os mais lembrados.

Alguns viam uma possível dificuldade nesta somação do PSD à campanha de Edvaldo, levando em conta que o governador Belivaldo Chagas não esconde de ninguém que gostaria de ter contado com um pouco mais da presença de Edvaldo Nogueira em sua campanha para reeleição ao governo do estado.

Além disso, o governador está muito próximo ao PT, que teve papel fundamental na sua eleição. Mas no âmbito de Aracaju, Mitidieri é quem deve comandar o processo.

Isso deixaria hoje Edvaldo Nogueira com o apoio de seis partidos: PC do B, PP, SD, PDT, MDB e PSD. Essa seria, até o momento, a maior aliança de agremiações em torno de uma candidatura a prefeito.

É bom frisar que o apoio do PT a Edvaldo não está descartado de forma alguma. O partido, que é parceiro de décadas dos comunistas sergipanos, tem deixado claro que pode apresentar candidatos para disputar a prefeitura – a vice-governadora Eliane Aquino e o ex-deputado federal Márcio Macedo são os nomes mais lembrados.

Alguns analistas experientes apostam que apesar de possuir grande força na capital, como demonstrado na última eleição, o PT apenas pressiona para ter a prerrogativa de indicar o vice de Edvaldo – um posto de luxo, já que o prefeito poderia deixar o cargo e disputar o governo do estado em 2022. Mas aí já é outras história...

Não seria surpresa ainda se o PSC do deputado André Moura anunciar apoio a Edvaldo. Ambos fizeram uma dobradinha na liberação de recursos e execução de obras na capital, acostumando-se a posar juntos em fotos nas masis diveras solenidades. O deputado estadual Gilmar Carvalho é pré-candidato declarado a prefeito, mas o partido não lhe garantiu ainda o direito de disputar. Por fim, o deputado federal Valdevan 90 também já anunciou apoio ao prefeito Edvaldo.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.