Poder e Cotidiano em Sergipe
Edvaldo anuncia cronograma de audiências para revisão do Plano Diretor 20 de Setembro 19H:05
PODER | Por Max Augusto

Edvaldo anuncia cronograma de audiências para revisão do Plano Diretor

A Prefeitura de Aracaju dará início a uma série de audiências públicas para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do município. O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira, na manhã desta segunda-feira, 20, em coletiva de imprensa, na qual detalhou o cronograma de encontros setoriais para apresentação e discussão do anteprojeto com a população. Definida como uma das prioridades da gestão de Edvaldo, a revisão do PDDU foi retomada em 2018, sob a coordenação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Ao todo, serão realizadas oito audiências. A primeira será nesta terça-feira, 21, no Colégio Estadual Governador Augusto Franco, no bairro Santos Dumont.

"É com muita felicidade que apresento este cronograma de audiências públicas para revisão do Plano Diretor. Tenho o orgulho de ter sido o prefeito que elaborou a primeira revisão, entre 2010 e 2012, e, agora, de retomar as discussões para que ele possa ser efetivado, dentro das prioridades estabelecidas no nosso Planejamento Estratégico. Vamos realizar oito audiências públicas para ouvir, discutir com a população, tornando o processo ainda mais democrático porque o Plano Diretor não pode ser uma ideia de poucos, ele deve ser construído por muitos. E quanto mais a população participar, der sugestões, mais efetivo o plano se tornará. Após as audiências, o grupo técnico da Emurb vai analisar as propostas, encaminhar para o Conselho de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município, o Condurb, e, em seguida, enviaremos para a Câmara. Nosso esforço será para enviar o anteprojeto até o final do ano", destacou o prefeito.

Em sua apresentação, Edvaldo fez, ainda, uma breve contextualização histórica da discussão da atualização do Plano Diretor. "Sou um defensor do Plano Diretor e sempre trabalhei por sua revisão e efetivo cumprimento. No meu mandato entre 2008 e 2012, enviamos o projeto de revisão do PDDU para a Câmara. Mas, enquanto estava sendo votado, o PL foi barrado na justiça por uma questão procedimental. O meu sucessor não deu o encaminhamento ao projeto. Ao retornar à PMA, o projeto voltou a ser tratado, uma vez que era necessário realizar uma série de atualizações, dado o crescimento da cidade. A pandemia e o próprio período eleitoral no ano passado impediram que enviássemos o projeto antes. Agora, a gente retoma efetivamente essa discussão. Já está na internet, disponível para que qualquer cidadão possa opinar, dar sua sugestão, e também iniciaremos as audiências públicas", afirmou.

O Plano Diretor tem como função estabelecer as diretrizes para o ordenamento futuro do município, a partir de diagnósticos urbanos, protegendo o meio ambiente e assegurando o direito à cidade. Retomada em 2018, a revisão do plano passou por uma série de discussões, estudos, relatórios e visitas técnicas, até chegar a atual versão, que está disponível no site da Prefeitura para Consulta Pública Online, e poderá ser acessada até o dia 5 de outubro, por qualquer cidadão. "Queremos a participação máxima da população e dos setores organizados, de forma democrática. Por isso, já há esse mecanismo virtual e, agora, teremos também estes encontros presenciais, que anunciamos hoje, para que o cidadão possa comparecer e dar suas ideias", reforçou Edvaldo.

A primeira audiência pública ocorrerá nesta terça-feira, dia 21, a partir de 18h30, no bairro Santos Dumont. Logo após, na quinta-feira, dia 23, chegará ao bairro Santo Antônio, na EMEF Dom José Távora. No dia 28, será a vez do bairro América, na EMEF Teixeira Lott. No dia 30 de setembro, será realizada no bairro Ponto Novo, na sede da Emurb. No dia 5 de outubro, ocorrerá no bairro Atalaia, na EMEF Anísio Teixeira. Já no dia 7 de outubro será no bairro Bugio, na EMEF Manoel Bonfim, e no dia 13, no bairro São José, no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. O cronograma se encerrará no dia 14 de outubro, no bairro Areia Branca, na EMEF Professor Florentino Meneses.

"É com o Plano Diretor que estabeleceremos as balizas para o presente e para o futuro da cidade. Com ele, definiremos, de maneira ordenada, o crescimento da nossa capital, priorizando pontos que são fundamentais para o desenvolvimento, como a sustentabilidade. É ele quem lança as bases, quem define as regras para que uma cidade cresça de maneira inclusiva, tornando-se um espaço melhor para os seres humanos que habitam nela. O Plano Diretor organiza o presente e projeta o futuro. E o futuro está intrinsecamente ligado ao crescimento sustentável. Esse é o lema que estamos defendendo e por isso mesmo o Plano Diretor é tão importante", reiterou Edvaldo.

 

Agência Aracaju de Notícias

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.