Poder e Cotidiano em Sergipe
“Dia das Micro e Pequenas Empresas é momento de pensar ajuda para os empreendedores”, diz Marco Pinheiro 7 de Outubro 5H:15
SERVIÇO

“Dia das Micro e Pequenas Empresas é momento de pensar ajuda para os empreendedores”, diz Marco Pinheiro

Na última segunda-feira, 5, foi celebrado o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas. Uma data que deveria ser de comemoração ao empreendedorismo por meio dos pequenos negócios, que são responsáveis por mais da metade das carteiras assinadas no Brasil.

 

Contudo, a crise provocada pela pandemia de Coronavírus trouxe reflexão sobre o futuro desse segmento. Marco Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) lembrou que muitas empresas não sobreviveram às dificuldades encontradas. 

Diante das tribulações, o gestor entende que falta maior apoio do poder público para os pequenos negócios. “Não há uma política clara e objetiva que incentive a criação e manutenção de empresas desde sempre, mas isso toma maior relevância neste momento”, analisa. 

“O otimismo é importante, mas é preciso analisar o que é preciso melhorar. O empresário precisa agora de crédito, mas também de políticas públicas diferenciadas. Tem setores que foram prejudicados e precisam desse olhar”, assegura Marco Pinheiro. 

Os pequenos negócios têm crescido no Brasil empurrados pelo aumento do desemprego. Durante a pandemia, o Brasil ganhou 1 milhão de microempreendedores individuais, chegando a 10,8 milhões. No final de agosto, os MEIs eram responsáveis por 55% do total de 19,289 milhões de empresas ativas. 

Mas falta estímulo. Para o presidente da Acese, as políticas passam pela criação de estatutos das micro e pequenas empresas nos municípios, além da desburocratização que tanto prejudica e desestimula os empreendedores. O resultado disso é o aumento da informalidade. 

“Se alguém se formalizar, terá que contratar um contador, ou seja, terá um custo. Se abrir o negócio em casa, pagará um IPTU dobrado e receberá a vistoria do Corpo de Bombeiros e outros órgãos. São vários pontos que desestimulam e isso tem que ser analisado em uma data como essa”, finaliza Pinheiro.

Fonte: Assessoria

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.