Poder e Cotidiano em Sergipe
Deputados reconhecem o Dia Estadual de Combate à Pandemia da Covid-19 18 de Janeiro 12H:23
PODER

Deputados reconhecem o Dia Estadual de Combate à Pandemia da Covid-19

O Estado de Sergipe, assim como vários locais no mundo, sofreu com a pandemia de Covid- 19. A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com o intuito de fortalecer o enfrentamento durante os momentos de pico do novo coronavírus, aprovou e o Governo do Estado sancionou, em dezembro de 2021, a lei Nº 8.946/2021, de autoria da ex- deputada estadual Diná Almeida, que institui a data de 18 de janeiro dedicada ao Dia Estadual de Combate à Pandemia da Covid-19.

 

Na luta para salvar vidas em todo o território sergipano os deputados estaduais protagonizaram várias ações, principalmente na celeridade da aprovação de Projetos de Lei relacionados a este tema.

A deliberação do Estado de Calamidade Pública e a liberação de recursos das emendas parlamentares, no total de R$ 12 milhões, para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, álcool em gel, protetores faciais e respiradores, são alguns exemplos. O PL determinando a obrigatoriedade do uso de máscaras; a liberação de auxílio emergencial e a sinalização, com distância mínima de um metro, em filas de supermercados, lojas de conveniências, farmácias e estabelecimentos congêneres, também complementaram a atuação da Casa Legislativa.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, informou que a Alese doou recursos de emendas parlamentares baseados no enfrentamento à pandemia com a participação de todos os deputados. “Investimos mais de R$ 600 mil na compra de equipamentos para os hospitais e não tivemos dificuldades no andamento dos projetos do Governo do Estado. O importante é que, em momento algum até hoje, a Assembleia faltou com o povo sergipano”, explicou.

O parlamentar ainda lembrou que, desde o início da pandemia, houve o entendimento para a convocação de vários secretários de Estado com a finalidade de dar explicações sobre o andamento das ações no enfrentamento da Covid-19. “Estiveram na Sala de Comissões os presidentes do Banese e da Deso, os secretários da Saúde, da Educação, Sedurbs e de Ação Social. A Casa não parou, ou seja, sempre continuou fazendo seu papel porque sabemos o quanto é necessário estarmos de plantão em atendimento aos cidadãos”, pontuou Luciano Bispo.

Para a presidente da Comissão de Saúde da Alese, deputada Janier Mota, a data reforça a importância da continuidade de proteção.
“O Dia Estadual de Combate à Pandemia é de extrema importância para chamarmos a atenção da população em se proteger contra à Covid-19. Além da vacinação, limpar as mãos, usar a máscara e manter distanciamento social sempre que possível ainda são os métodos mais eficazes para evitar o contágio e transmissão da doença. Há quase dois anos, enfrentamos esta grave e delicada pandemia. De lá para cá, como deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, sempre busquei ter a real noção da situação do nosso Estado diante da doença que ceifou tantas vidas e agi, junto aos órgãos de Saúde, em busca de ações para a nossa população”, acrescenta Janier Mota.

Projeto de Lei

A data foi instituída por meio do Projeto de Lei Nº 155/2021, de autoria da ex-deputada Diná Almeida. A Lei Nº 8.946/2021, foi sancionada pelo governador Belivaldo Chagas, com a finalidade de lembrar às gerações futuras o período pandêmico em Sergipe com a chegada das primeiras doses de vacina contra a doença.

De acordo com o texto da propositura, “é notório que a pandemia da Covid-19 entrou para a história como as mais mortais do mundo, quando a doença respiratória teve o primeiro caso conhecido em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China e em 20 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o surto como Emergência de Saúde Pública de âmbito internacional e em 11 de março de 2020, como pandemia”.

Covid-19

A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2 e apresenta como principais sintomas a febre, tosse seca e dificuldade respiratória. A doença pode iniciar como um simples resfriado, mas pode se agravar e levar à morte.

Foto: Jadilson Simões

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.