Poder e Cotidiano em Sergipe
Deputado sergipano pode perder o mandato amanhã 14 de Agosto 13H:09
PODER | Por Max Augusto

Deputado sergipano pode perder o mandato amanhã

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) divulgou a data para julgamento das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) ajuizadas pela Procuradoria Regional Eleitoral durante o pleito de 2018.

Amanhã, às 15 horas, na sala do pleno do TRE, será julgado o processo envolvendo o deputado estadual Talysson Costa. Ele é acusado de usar a máquina pública durante as eleições.

Talysson Barbosa Costa, o Talysson de Valmir, deputado estadual mais votado das eleições de 2018, foi processado por uso da Prefeitura de Itabaiana, comandada por seu pai, Valmir de Francisquinho, nas eleições. Se condenado, ele pode ter seu mandato cassado e ficar inelegível por oito anos.

Segundo a investigação do Ministério Público Eleitoral, Talysson foi beneficiado pela vinculação da cor, dos símbolos e dos slogans de sua campanha com a publicidade institucional e com atos de governo do município de Itabaiana.

Em outras irregularidades descritas na ação, o advogado Romerito Oliveira da Trindade trabalhou na campanha de Talysson e foi pago pelo município de Itabaiana. Talysson ainda teria usado veículos alugados por terceiros, que não foram declarados na prestação de contas da campanha.

Além disso, uma série de atos administrativos da prefeitura municipal foram usados para campanha eleitoral, segundo o MPE. Nos casos relatados, aparece a inauguração do asfalto do povoado Boa Sorte, que foi transformada uma caminhada em prol da candidatura de Talysson.

Em outra ocasião, a organização de evento para entrega de viaturas da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte desandou para favorecer a candidatura do deputado estadual eleito, por meio do uso de bandeiras da campanha.

Ainda segundo o documento, os abusos na propaganda eleitoral se acumularam na campanha de Talysson de Valmir. Ele foi processado mais de vinte vezes, em ações nas quais o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) condenou o candidato pela reincidência de irregularidades na afixação de adesivos, de placas em vias públicas, uso de bandeiras, uso de carro de som, colocação de faixas e utilização de paredões de som em volume acima do máximo permitido.

O MPE pediu a cassação do mandato de deputado estadual e inelegibilidade por oito anos. Na ação, também foram processados seu pai, Valmir dos Santos Costa, seu irmão Thierisson Santos Costa, o advogado Romerito Oliveira da Trindade, e Antônio Pereira da Silva Junior, que participava das ações fraudulentas.

A ação tramita na Justiça Eleitoral com o número 0601568-70.2018.6.25.0000.

 

Com informações da Ascom/MPE

 

 

Comentários

  • Reges B SILVA SIlVa 14/08/2019 às 16:39

    VEJO MUITA INVEJA DA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO VALMIR E DO SUCESSO DO SEU FILHO QUE EU NÃO O CONHEÇO QUE É AMADO PELO POVO DE ITABAIANA, FREI PAULO, CARIRA, RIBEIRÓPOLIS, SÃO MIGUEL DO ALEXO, N.S.APARECIDA, GLÓRIA, MONTE ALEGRE,PORTO DA FOLHA, ARREIA BRANCA E DA MAIORIA DO POVO DE SERGIPE.ABURRICE VÃO FAZER DESSE JOVEM UM EROZ COMO FOI MARCELO DEDA..

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.