Poder e Cotidiano em Sergipe
Deputado quer parecer de Mandetta e Moro sobre adiamento das eleições 30 de Março 10H:51
PODER

Deputado quer parecer de Mandetta e Moro sobre adiamento das eleições

Líder do Podemos na Câmara, o deputado federal Léo Moraes (RO) pede que os ministros Saúde e da Justiça, Luiz Henrique Mandetta e Sérgio Moro, se manifestem oficialmente sobre o adiamento das eleições municipais de 2020, em razão da crise do novo coronavírus no país. De acordo com o parlamentar, a disputa eleitoral só deve ocorrer se as autoridades brasileiras garantirem que não há riscos de contaminação. A Constituição Federal estabelece prazo de 30 dias para que os ministros se pronunciem por escrito.

 

No requerimento de informação, protocolado na última sexta-feira (27), Léo Moraes cita a preocupação com a saúde da população, com a ordem pública e questiona se os ministros recomendariam a realização do pleito para prefeitos e vereadores, marcado para outubro. Além das aglomerações nas atividades de campanha, o líder do Podemos alerta pra o risco das urnas eletrônicas potencializarem transmissão do vírus.

"A severidade da pandemia incita estados e municípios a impor medidas drásticas, na tentativa de impedir a disseminação da doença. Trata-se de um cenário de emergência que extrapola a seara da saúde pública e envolve também a segurança pública de toda a população. Na esteira dessas mecdidas excepcionais, não se mostraria prudente também adiar as eleições para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador, programada para outubro deste ano?", questiona Léo Moraes.

Para o parlamentar, a avaliação científica e técnica desses dois ministérios deve ser considerada na decisão a ser tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral. "Queremos garantir o exercício da democracia e que eleição ocorra de maneira tranquila e segura para todos. O ministro da Saúde dispõe de dados técnicos sobre a pandemia e é, neste momento, a autoridade brasileira mais indicada a assegurar de maneira fundamentada e isenta se a eleição deve ocorrer ou ser adiada", observa Léo Moraes.

No dia 19 de março, o parlamentar protocolou um pedido junto ao TSE para que as eleições sejam transferidas para o mês de dezembro. Já no dia 21, foi a vez do ministro Mandetta também sugerir que as eleições sejam adiadas. Entretanto, em declarações à imprensa, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, e o seu sucessor na presidência do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, descartaram mudanças no calendário eleitoral.

"Há uma situação excepcional no país que exige de todos nós responsabilidade. O TSE não deveria tomar uma decisão sem ao menos consultar outras autoridades, nesse caso, especialistas em saúde e segurança pública. Essa é uma decisão que deve ser compartilhada com outros Poderes", defende Léo Moraes.

 

Do Podemos

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.