Poder e Cotidiano em Sergipe
Deputado pede auditoria na formação de preços e no contrato da Sergás 10 de Setembro 5H:15
PODER | Por Max Augusto

Deputado pede auditoria na formação de preços e no contrato da Sergás

O deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) protocolou nesta segunda-feira, dia 09, na Assembleia Legislativa, uma Indicação à Presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) para que seja instaurado o processo de auditoria no contrato de concessão firmado entre o Estado de Sergipe e a Sergipe Gás (Sergás), sua composição societária e a formação do preço do gás no estado.

“É preciso rever as cláusulas contratuais e toda estrutura de funcionamento. Fizemos essa Indicação para que o TCE, em parceria com a Agrese e empresas especializadas na área contábil, façam uma auditoria de formulação de preço de gás e adequação do contrato de concessão. A Sergás é uma empresa pública, responsável pela distribuição de gás natural canalizado em Sergipe, sendo uma Sociedade de Economia Mista, cujos três acionistas são o Estado de Sergipe, a Gaspetro e Mitsui - Gás e Energia do Brasil. É uma empresa pública de gerenciamento privado, onde as empresas determinam valores. A Sergás precisa ser revista e auditada com urgência”, afirmou Zezinho Sobral.

De acordo com o parlamentar, ao longo de 25 anos, a Sergás já deveria ter expandido o trabalho no mercado sergipano. A Indicação feita por Zezinho Sobral sugere que os órgãos de controle de Sergipe sigam o exemplo do estado de Santa Catarina, que fez uma auditoria em sua empresa de gás.

“Uma das acionistas da SCGás, empresa catarinense, é a Mitsui Gás – Energia do Brasil, que também integra a Sergás. A Agência Reguladora de Santa Catarina e o Tribunal de Contas fizeram a auditoria na empresa de gás em relação à reformulação da tarifa e detectaram excesso de cobrança na ordem de R$ 100 milhões, valor que foi devolvido ao Estado. Em Santa Catarina existem quase 100 mil consumidores de gás. Aqui em Sergipe são 30 mil. Porém, a base de formulação de preço é a mesma. Precisamos verificar o que aconteceu aqui e se houve abuso. Caso seja constatado, a Sergás terá que fazer as mesmas devoluções. É preciso verificar os prazos estabelecidos”, pontuou.

Para Zezinho Sobral, a Sergás tem o sistema feudal e monopólio privado não pode existir no Brasil. Considera também que “é preciso viabilizar o mercado de gás e, consequentemente, permitir o desenvolvimento e fortalecimento da indústria, além de obter resultados que beneficiem o povo sergipano, que é o maior acionista”.

“A Sergás tem praticado uma política de taxas incompatível com a realidade e precisa ser auditada e, quem sabe, extinta. Sergipe precisa aproveitar o investimento do gás sem uma empresa feudal que possa exercer direito de preferência sobre qualquer investimento no estado. A Sergás tem praticado uma política de taxas incompatível com a realidade. Essa auditoria tem o objetivo de verificar o contrato, a forma como foi feito, as modalidades inseridas e as maneiras de administrar através de ações preferenciais, a questão da taxa de retorno e também a taxa de serviço cobrada sobre o serviço e a venda do gás”, reforçou o deputado Zezinho Sobral.

 

Da Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.