Poder e Cotidiano em Sergipe
Deputado aciona Comissão de Direitos Humanos para apurar agressão a jovens do bairro Industrial 5 de Novembro 9H:12
PODER | Por Max Augusto

Deputado aciona Comissão de Direitos Humanos para apurar agressão a jovens do bairro Industrial

O deputado federal João Daniel (PT) protocolou ofício solicitando que a Comissão de Direitos Humanos (CDHM) da Câmara dos Deputados apure o caso da violência policial contra jovens do bairro Industrial, em Aracaju, na noite do último sábado, após o Ocupação Cultural Sarau do B.I.

Na última segunda-feira, o deputado, que também é presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, visitou os jovens agredidos fisicamente na abordagem policial, levando solidariedade e total apoio aos organizadores e participantes da Ocupação Cultural. Imagens feitas da abordagem e agressão foram amplamente divulgadas através das redes sociais.

Segundo o parlamentar, o ofício pede o apoio da CDHM para que o fato ocorrido seja esclarecido, os envolvidos sejam identificados e os excessos sejam punidos, para evitar que situações como esta voltem a ocorrer, especialmente em eventos da juventude nas periferias do no estado de Sergipe.

“Durante a visita, ouvimos os relatos dos jovens agredidos pelos policiais, que contaram a forma como a abordagem ocorreu, com grande aparato policial - seis viaturas da Polícia Militar, inclusive com a polícia especializada de Choque, cercando toda área sob a ponte Construtor João Alves, quando o evento já havia sido encerrado e na presença de cerca de uma centena de jovens e algumas crianças que ainda se encontravam no local”, relatou.

Providências
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Carlos Veras (PT/PE), expediu ofícios para o procurador-geral de Justiça de Sergipe, Manoel Cabral Machado Neto, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, e o corregedor-geral da Polícia Militar de Sergipe, Eliziel Alves Rodrigues, com pedidos de providências acerca das supostas agressões de policiais contra os jovens.

No ofício, Veras destaca que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias tem atribuição de receber, avaliar e investigar denúncias relativas a ameaça ou violação de direitos humanos, razão pela qual respeitosamente solicita dessas autoridades que tomem as providências cabíveis no sentido do esclarecimento dos fatos, prestando as informações para que siga acompanhando o caso.

João Daniel acrescentou que não se pode aceitar esse tipo de violência e truculência por parte da polícia contra jovens que realizavam uma ocupação cultural, esta já conhecida por toda comunidade do bairro Industrial, pois é realizada na localidade desde o ano de 2016, como forma de promover ações de lazer e cultura, estas na maioria das vezes negadas pelo poder público a essa população.

“Por isso levamos ao conhecimento da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados esse fato lamentável, para que os órgãos públicos sejam envolvidos para agir na identificação e responsabilização dos que comandaram e participaram da ação, a fim de responsabilizar pelas agressões e garantir segurança e a integridade física dos jovens agredidos e, também, salvaguardar que a Ocupação Cultural possa continuar sendo realizada dentro de todas as normas, sem que os jovens da periferia sejam tolhidos desse direito”, ressaltou.

 

Da Assessoria de Imprensa

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.