Poder e Cotidiano em Sergipe
Deputada propõe distribuição gratuita de hidroxicloroquina 5 de Maio 7H:19
PODER | Por Max Augusto

Deputada propõe distribuição gratuita de hidroxicloroquina

A distribuição gratuita de Hidroxicloroquina para portadores de doenças crônicas está sendo proposta, através do Projeto de Lei (PL) da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB). A proposta da parlamentar dispõe sobre criação de Cadastro Estadual de Portadores de Doenças Crônicas que necessitam da medicação para o tratamento.

De acordo com o PL, a partir do cadastro, a Rede Pública Estadual de Saúde passará a garantir a distribuição gratuitamente.

Preocupada com a escassez da Hidroxicloroquina nas farmácias, drogarias e unidades de saúde e com a possível descontinuidade do tratamento de pacientes com Lúpus Eritomatoso Sistêmico (LES) e de Artrite Reumatóide, a deputada protocolou na Casa Legislativa o Projeto de Lei (PL69/2020) dispondo sobre o cadastro e distribuição da medicação.

Demanda

A Hidroxicloroquina é uma substância utilizada para o controle dos sintomas de doenças crônicas como o LES e a Artrite Reumatóide, e foi reconhecida pelas autoridades em saúde do país como o medicamento capaz de frear a evolução do coronavírus no organismo humano, tornando-se eficaz no combate ao Covid-19, responsável pela pandemia mundial.

A ampla divulgação sobre os efeitos positivos da medicação para o coronavírus deu início à falta da substância medicamentosa nas farmácias e drogarias. Essa situação fez com que os portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatóide ficassem sem encontrar a medicação nos estabelecimentos de venda de remédios.

“Portanto, mesmo diante da possibilidade de o medicamento ser produzido em larga escala nos próximos meses, em sendo aprovado para o tratamento do Covid-19, não podemos permitir que quem padece com doenças cuja Hidroxicloroquina é considerada eficaz, sofra com a falta do medicamento devido a imensa demanda que ocorrerá”, observou a deputada.

Doenças crônicas

Na elaboração do Projeto de Lei, a deputada Maria Mendonça levou em consideração o fato de a substância Hidroxicloroquina já ser utilizada há muitos anos no tratamento de doenças como amebíase hepática e em conjunto com outros fármacos, ter eficiência clínica na artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, lúpus discoide, assim como na sarcoidose e nas doenças de fotossensibilidade, a exemplo de porfiria cutânea tardia e as erupções polimórficas graves desencadeadas pela luz.

 

Foto: Jadilson Simões

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.