Poder e Cotidiano em Sergipe
Deputada diz que situação do matadouro de Itabaiana é bem mais grave do que aparenta 28 de Novembro 18H:04
PODER | Por Max Augusto

Deputada diz que situação do matadouro de Itabaiana é bem mais grave do que aparenta

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) disse hoje que a prefeita de Itabaiana, Carminha Mendonça (PSC), tem trabalhado no sentido de sanar as demandas apontadas pela Justiça há algum tempo, na perspectiva de poder reabrir o matadouro do município. A estrutura foi fechada desde que o prefeito Valmir de Francisquinho foi preso, no início deste mês.

Ao tomar posse, Carminha reuniu os representantes dos setores envolvidos, como marchantes e fateiras e foi ao Ministério Público na tentativa de encontrar uma solução para o problema.

“A prefeita não pode, simplesmente, abrir o matadouro, pois estaria incorrendo nos mesmos erros que levaram o então gestor à prisão”, afirmou Maria, adiantando que “a situação é bem mais grave do que o que se pensa”.

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, ela contou que tempos atrás foi feita uma reforma sem as devidas adequações ambientais. Maria citou que o projeto contemplava uma caldeira que seria usada para tratar o sangue dos animais.

“Constava no projeto, mas não foi feita porque custava R$ 350 mil”, observou a deputada, lembrando que, à época, foi formalizado um acordo com a Justiça para se fazer os ajustes necessários, mas nenhum ponto foi cumprido.

Agora, observou a deputada, existe uma equipe designada pela prefeita, focada na observância às orientações da Justiça, bem como no cumprimento das deficiências detectadas para que, após saná-las, possa reabrir o matadouro que, há algum período já funcionava sob efeito liminar. “A atual gestão está trabalhando para cumprir o que outrora fora consensuado com a Justiça, pois como bem disse o Juízo em despacho, como está não pode funcionar”, pontuou a deputada.

Solidariedade

A deputada aproveitou para se solidarizar com os marchantes e com todos os trabalhadores do matadouro que, “infelizmente, estão prejudicados”. Ela lembrou que inúmeros empregos diretos e indiretos são gerados e os pais de família, lamentavelmente, neste momento, estão pagando a conta sem que tenham responsabilidade sobre o problema.

“Essa é uma questão que preocupa a todos nós e a prefeita, desde o dia em que assumiu está compromissada em contornar essa situação de modo a garantir tranquilidade a todos os segmentos envolvidos”, disse.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.