Poder e Cotidiano em Sergipe
Dengue e Febre Chikungunya: os cuidados não podem parar 24 de Fevereiro 11H:48

Dengue e Febre Chikungunya: os cuidados não podem parar

As pancadas de chuva que vêm ocorrendo em Sergipe e o calor criam uma ótima condição para os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da Dengue e da Febre Chikungunya, se reproduzirem. Para que isso não ocorra, é necessário que os cuidados sejam tomados e não haja o acúmulo de água para formação de possíveis criadouros dos mosquitos.


De acordo com a coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, os números de casos de Dengue aumentaram em janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os municípios que mais confirmaram casos da doença este ano foram: Neópolis com 48 casos e um óbito, Aracaju (44) e Nossa Senhora do Socorro (23).


“Em janeiro deste ano foram notificados 418 casos de Dengue e 118 confirmados, com um óbito. No primeiro mês do ano passado esse número foi menor, notificamos 106 casos e confirmamos 38. Durante todo ano de 2014 foram registrados quatro óbitos”, disse Sidney Sá.


A coordenadora ressalta que o aumento da notificação e confirmação de casos da doença não representa risco de epidemia.
“Os números não estão dizendo que vamos ter uma epidemia, mas estão mostrando claramente que houve um relaxamento nos cuidados com a proliferação do mosquito. O combate à Dengue é uma responsabilidade de todos, da população e das três esferas de Governo: Municípios, Estados e Governo Federal”, disse a técnica da SES.


“A população é responsável por cuidar dos imóveis onde reside e trabalha não deixando água limpa parada que possa se tornar criadouros dos mosquitos. Os municípios devem ter agentes de endemias para fazer a busca e destruição dos criadouros nos imóveis e conversar com a população sobre as doenças. A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza a Brigada Itinerante, o Carro Fumacê, quando necessário, e realiza ações educativas para complementar e apoiar as ações dos municípios. O Ministério da Saúde contribui com o financiamento das ações e elaboração da política de combate a dengue, dando apoio aos Estados e Municípios. Se todos fizerem sua parte, conseguiremos reduzir significativamente os casos da doença”, complementou Sidney Sá.


A Brigada Itinerante é composta por agentes de endemias da SES que vão até os municípios para complementar o trabalho dos agentes municipais no trabalho de busca e destruição dos criadouros dos mosquitos. É considerada a Tropa de Elite para combater os vetores das doenças. Além da busca e destruição dos criadouros, a Brigada ainda realiza ações educativas com a população no momento da visita e em escolas da rede pública de ensino nos municípios por onde passa.


“Este ano, a Brigada Itinerante já passou por 09  municípios. No ano passado, 40 municípios foram visitados onde foram trabalhados 108.222 imóveis. Ao todo, 33.359 depósitos de água foram tratados com larvicida e 139.500 depósitos destruídos. As ações educativas chegaram em 164 escolas e alcançaram 37.882 alunos”, contabilizou Sidney Sá. 


O Carro Fumacê é outra ferramenta importante, mas é destinada para as localidades onde já há grande população dos mosquitos.


“O Carro Fumacê é utilizado para remediar os locais onde não houve os cuidados para evitar os criadouros ou a busca e destruição deles. Somente este ano, o Carro Fumacê já atuou em Neópolis e em Cristinápolis”, disse a coordenadora.


Febre Chikungunya
Até o momento nenhum caso da caso da doença foi registrado em Sergipe. O único caso tratado no Estado foi proveniente de São Cristóvão, em outubro do ano passado. A paciente já veio doente do município de Feira de Santana, na Bahia, onde há um dos maiores números de notificações do país.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.