
O Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil prendeu, em dezenas de operações realizadas no ano de 2015,
300 traficantes de drogas, s
endo 278 prisões em flagrante e 22 em cumprimento a mandados de prisões preventivas expedidos pela Justiça. Em 2014, o Denarc realizou 288 prisões.
O aumento do número de prisões reflete a política adotada pelo departamento de trabalhar as denúncias anônimas e
priorizar o combate as chamadas “bocas de fumo”, que é o comércio a varejo de pequenas quantidades de drogas. Segundo o delegado André Baronto, esse tipo de local atrai a presença de vários usuários de drogas, levando intranquilidade para os bairros da Grande Aracaju.
O delegado ressalta que o aumento do número de prisões, também reflete numa maior quantidade de entorpecentes retirados de circulação.
Em termos comparativos, houve um aumento de mais de 100% na quantidade de cocaína apreendida, saindo de 19 quilos em 2014 para 41 quilos ano passado. Houve ainda uma ampliação de mais de 10% no número de pedras de crack apreendidas: 7 quilos (2014) e 8 quilos (2015). A maconha que por anos foi a droga mais apreendida pela polícia, registrou queda. No ano passado,
foi recolhido 638 quilos da erva e 521 quilos em 2015. Outro ponto de destaque nas estatísticas do Denarc, foi
o alto número de armas apreendidas com os traficantes, o que leva a crer que o tráfico em Sergipe está se armando cada vez mais.
Leia matéria completa no JornaldaCidade.Net