Poder e Cotidiano em Sergipe
De vendedor de picolé a empresário de sucesso: Marcos Andrade, presidente da Fecomércio, fala sobre sua trajetória empre 9 de Novembro 8H:41
PODER

De vendedor de picolé a empresário de sucesso: Marcos Andrade, presidente da Fecomércio, fala sobre sua trajetória empre

O Expresso Empreender, podcast criado pelos alunos do curso ‘Técnico em administração’, do Senac/SE, teve como convidado da última edição, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade. Conhecido por seu empreendedorismo, Andrade compartilhou a rotina junto ao pai e irmãos na lida da fazenda da família, e revelou os passos trilhados entre os estudos e o trabalho.

“Meu pai sempre disse que trabalhar cedo nunca faz mal, porque o compromisso e a responsabilidade vêm antes, mas nunca nos deixou descuidar dos estudos. Com muita dedicação, aos 18 anos fui aprovado em quatro concursos, e resolvi assumir o de datilógrafo, na Secretaria de Estado da Educação”, contou.

Em um bate papo descontraído, Marcos Andrade, que coleciona especializações, entre elas Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade e Contador, alcançou a presidência da principal instituição representante das categorias econômicas do comércio de bens, serviços e turismo. Mas a história de sucesso começou ainda nas ruas da sua cidade natal.

“Já fui vendedor de picolé. Aos 18 anos tive a primeira loja em Tobias Barreto, que hoje está aos cuidados de minha irmã”.

O exemplo do empresário serviu de inspiração para a família.  “Tenho quatro filhos, dois deles advogados que trabalham em nossas empresas. Um cuidando do agronegócio da família, na Bahia, e uma médica cardiogeriatra, que é professora na USP”, conta cheio de orgulho.

O presidente da Fecomércio, que também é egresso do curso Técnico de Rádio e TV do Senac/SE, enalteceu a iniciativa do podcast lançado pelos alunos do curso de Administração da instituição.

“Foi uma ideia muito boa a criação do Expresso Empreender. Costumo dizer que faça mais do que o comum, que você chega lá”, pontuou.

 Inspiração

Gerando emprego e renda na capital e interior, a trajetória empreendedora de Marcos Andrade, serviu de inspiração para os alunos. 

“Foi algo muito proveitoso. Achei muito interessante quando ele relatou como começou vendendo picolé, algo simples, e daí então, deu início a outros projetos”, avaliou a aluna Gisela da Conceição Costa

“Foi uma entrevista bastante proveitosa, pois vimos que qualquer objetivo é alcançado quando se tem metas, quando se enxerga o que pretende para o futuro”, completou o aluno Sandro Santos.

As lições da vida real também chamaram a atenção do estudante David Bonfim Santos.

“Para nós, como alunos, a live com o presidente da Fecomércio foi muito importante, porque aprendemos bastante com a sua vasta experiência na área do empreendedorismo”.

Para os apresentadores desta edição do 'Expresso Empreender', Lucas Fernandes e Jennifer, o foco nos estudos e a persistência foram pontos decisivos para a carreira de sucesso.

“O que trouxe para mim de aprendizado foi a persistência que nós jovens temos que ter, o foco e seguir sempre em frente, buscando atingir nossas metas e objetivos”, ressaltou Jennifer.

“A entrevista com o presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, foi bastante interessante pois nos mostrou como a educação foi importante para o seu crescimento e mostrou que conseguimos chegar muito longe, com compromisso e empenho em fazer o que é necessário”, finalizou Lucas.

 

 

Ascom Senac/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.