Poder e Cotidiano em Sergipe
Criatividade, artesanato contemporâneo e música na V Feirinha da Gambiarra 25 de Julho 10H:51

Criatividade, artesanato contemporâneo e música na V Feirinha da Gambiarra

A quinta edição da Feirinha da Gambiarra mantém a tradição de ocupar o espaço urbano com arte e criatividade no próximo domingo, 3 de agosto, a partir das 15h. O público desta edição pode se preparar para encontrar os produtos diferenciados e muito da produção artesanal contemporânea que têm feito sucesso desde o início do projeto e que não são achados em muitos pontos da cidade. Para completar a tarde de domingo, mais cultura local com a participação de músicos sergipanos e DJs no palco da Gambiarra.



Com o tema “feira livre”, no lugar de frutas e verduras, roupas, acessórios femininos, vinis, objetos e quitutes artesanais estarão dispostos em cerca de 40 bancas instaladas na rua Riachuelo, entre a avenida Gonçalo Prado Rolemberg e a rua Lagarto, no bairro São José. A chamada “cultura de rua” resgatada pela Feirinha é vivenciada por um público bem familiar. “Nosso objetivo sempre foi o de estimular esse novo olhar sobre o espaço urbano, desde a estética, e principalmente, até os produtos elaborados também com este conceito moderno”, explica Isabele Ribeiro, idealizadora da Feirinha.


Além dos artigos à venda, o público encontra propostas de projetos sociais, como a da organização não-governamental de proteção aos animais Pata a Pata. Este ano, a ONG Ciclo Urbano também se tornou uma colaboradora e já incentiva os visitantes a irem de bicicleta ao evento. “Eles construirão um bicicletário artesanal para o público”, conta Isabele.


Na programação musical diferentes ritmos, como o choro entoado pelo grupo Brasileiríssimo, o forró da banda Casaca de Couro, o sambaião da Naurêa, que fará um show acústico, e a personalidade marcante da cantora Patrícia Polayne. O esquenta fica por conta do DJ Budah Moderno.


Entre os shows acontece ainda o lançamento do DVD do 1º Seminário sobre Profissionalização, Educação e Música, realizado pelo Fórum de Música de Sergipe. O evento debateu as mudanças na orientação das políticas culturais, como a criação do Sistema Nacional de Cultura e seus agregados, e das transformações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.


E como arte nunca é demais, a companhia de teatro A Tua Lona participará com uma intervenção poética e haverá um espaço especialmente reservado na Casa Intera para a exposição de obras de artistas plásticos. “A Feirinha está totalmente impregnada desta proposta de economia criativa, e com a Casa Intera não é diferente, já que aqui é um local de fomento da produção cultura local”, ressalta o produtor cultural e administrador da Casa, Alisson Coutto.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.