Poder e Cotidiano em Sergipe
CPI ouve pesquisadores sobre fake news 26 de Novembro 10H:56
PODER

CPI ouve pesquisadores sobre fake news

A CPI Mista das Fake News ouve amanhã (27), a partir das 13h, dois professores cujos estudos tratam da disseminação de notícias falsas em período eleitoral.

Miguel de Andrade Freitas é coordenador do laboratório de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Segundo o autor do requerimento, deputado Rui Falcão (PT-SP), o professor é autor de um relatório encaminhado à Procuradoria-Geral da República em que aponta meios técnicos para chegar aos autores dos disparos em massa de fake news, via WhatsApp, em campanhas eleitorais recentes.

O outro convidado, professor e sociólogo Marco Aurélio Rudieger, é diretor de Análise de Políticas Públicas (Dapp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o requerimento da deputada Luizianne Lins (PT-CE), Rudieger tem apresentado, no Brasil e no exterior, estudos sobre o uso de contas automatizadas em momentos-chave da política brasileira. Para a deputada, a presença do pesquisador “trará dados significativos para os trabalhos da comissão”.

A CPI
A CPI das Fake News é presidida pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) é a relatora da comissão, que tem o deputado Ricardo Barros (PP-PR) como vice-presidente.

A CPI foi criada para investigar os ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e a utilização de perfis falsos para influenciar os resultados das eleições 2018.

A prática de cyberbullying sobre os usuários mais vulneráveis da rede de computadores e sobre agentes públicos, o aliciamento e a orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio também estão entre os objetos de investigação da CPI, que tem até o dia 13 de abril de 2020 para concluir seus trabalhos.

 

Da Agência Senado

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.