Poder e Cotidiano em Sergipe
CPI da Covid tem informações sobre aumento nas vendas de cloroquina e ivermectina em Sergipe 23 de Junho 11H:09
PODER | Por Max Augusto

CPI da Covid tem informações sobre aumento nas vendas de cloroquina e ivermectina em Sergipe

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) informou que entre abril de 2020 e abril de 2021 foram vendidas aproximadamente de 81 milhões de comprimidos de ivermectina – medicação que tem sido utilizada por algumas pessoas no combate à covid, apesar de ter sua eficácia refutada por diversos cientistas.

A hidroxicloroquina e azitromicina, além de outros medicamentos do coquetel para o chamado “tratamento precoce”, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, também registraram grande alta nas vendas.

Os dados foram entregues em relatório do CFF à CPI da Covid e mostram a explosão do comércio desses medicamentos também em Sergipe.

A venda da Ivermectina registrou um aumento de 914% nas farmácias sergipanas, entre 2020 e 2021. O crescimento na comercialização da hidroxicloroquina foi de 76%; da azitromicina, 61% e da vitamina D, 71%.

Ainda de acordo com o Conselho Federal de Farmácia, também houve crescimento em Sergipe nas vendas de analgésicos e antitérmicos, normalmente administrados para amenizar os sintomas da doença.

No relatório, o CFF destaca o crescimento de 857% na venda de ivermectina em todo o Brasil, desde março de 2020 (mês do primeiro caso de covid-19 registrado no Brasil) e chega a registrar que “a pandemia de covid-19 deflagrou uma epidemia de uso irracional de medicamentos”.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.